76% da população da Finlândia apoia entrada para a Otan, aponta pesquisa

76% da população da Finlândia apoia entrada para a Otan, aponta pesquisa
Levantamento foi encomendado pela emissora pública Yle e registra um aumento de 16 pontos percentuais em comparação com enquete feita em março. Exército da Finlândia em foto sem data

Cortesia Ministério da Defesa da Finlândia

Mais de três quartos dos finlandeses agora apoiam uma candidatura finlandesa à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), de acordo com uma nova pesquisa publicada nesta segunda-feira (9), dias antes de um anúncio do governo finlandês a este respeito.

De acordo com o levantamento publicado pela televisão pública Yle, 76% dos finlandeses querem que o país se junte à Otan, em comparação com 60% em março. Em todos os lados políticos, os entrevistados são a favor da adesão à aliança, conclui a pesquisa.

LEIA TAMBÉM:

'País mais feliz do mundo', Finlândia está de prontidão para eventual guerra com a Rússia; veja preparativos

Que consequências teria a entrada da Suécia e Finlândia para a Otan

Mudança de posição

Assim como na Suécia, a invasão russa da Ucrânia mudou a opinião pública, que antes era mais cética a este respeito. A Finlândia compartilha mais de 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia e costumava manter uma posição de neutralidade.

Fronteira entre Rússia e Finlândia tem mais de 1,3 mil km de extensão

Arte g1

Nos últimos anos, antes da invasão da Ucrânia, os apoiadores da adesão à Otan na Finlândia eram cerca de 20-30%.

O presidente finlandês Sauli Niinisto deve anunciar oficialmente sua posição pessoal sobre a adesão à Otan em 12 de maio e especialistas esperam que a candidatura finlandesa seja oficializada nos próximos dias.

Finlândia e Suécia avaliam entrar para a Otan após guerra na Ucrânia