Racha no PSDB põe em risco aliança com MDB e Cidadania

Racha no PSDB põe em risco aliança com MDB e Cidadania
A crise no PSDB já ameaça a federação partidária com o Cidadania e pode levar o partido a abandonar as negociações com o MDB, apurou o blog nesta segunda-feira (16).

A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só. Nesse instituto, as siglas são obrigadas a se manterem unidas por pelo menos quatro anos e devem apoiar os mesmos candidatos em nível nacional, estadual e municipal.

Entenda a federação partidária

Em fevereiro, o Supremo determinou que os partidos têm até o dia 31 de maio para se unirem em federações.

Federação ameaçada

No início deste mês, o PSDB e o Cidadania protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro da federação. A federação entre os dois partidos está em fase final de formação.

O presidente será o atual dirigente do PSDB, Bruno Araújo, e o vice será o presidente do Cidadania, Roberto Freire.

A pauta que vai estar na mesa na reunião ampliada da executiva nacional do PSDB — comando do partido e bancadas na Câmara dos Deputados e Senado — na tarde desta terça-feira (17) será a chancela, ou não, do partido ao acordo com o MDB e Cidadania.

Também será discutido se o apelo enviado no sábado (14) pelo pré-candidato do partido à presidência, João Doria, irá fazer com que se abandone a busca de uma união entre as legendas, segundo fontes do partido ouvidas pelo blog.

Neste sábado (14), Doria enviou uma carta ao presidente do partido, Bruno Araújo, em que subiu o tom e cobrou respeito ao resultado da eleição interna da legenda que o definiu como pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto.

Após receber o documento, Araújo agendou uma reunião da Comissão Executiva Nacional do partido para as 16h desta terça-feira (17), em Brasília.

Nesta segunda (16), o presidente do Cidadania, Roberto Freire, postou em uma rede social uma resposta endereçada ao ex-presidente FHC, que defendeu Doria como candidato escolhido em prévias do PSDB. Freire disse que Doria é o candidato do PSDB, mas "poderá ou não" ser o candidato "da unidade".

Na prática, nem Freire, nem Araújo querem Doria como candidato. Nesta quarta-feira (18) está prevista a apresentação das pesquisas realizadas pelo PSDB para avaliar qual candidato mais competitivo.

Fontes ouvidas pelo blog afirmam que o resultado não é positivo para Doria.

VÍDEOS: notícias sobre política