Em encontro com empresários em SP, Aras diz que eleições vão transcorrer com normalidade

Em encontro com empresários em SP, Aras diz que eleições vão transcorrer com normalidade
Sem provas, presidente Jair Bolsonaro falou na véspera em eleições 'conturbadas'. Procurador-geral da República afirmou que MP e Justiça Eleitoral vão garantir 'lisura' e 'segurança jurídica'. "Eleições ocorrerão normalmente", diz Augusto Aras a empresários

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta terça-feira (17), em um encontro com investidores, empresários e juristas em São Paulo, que o processo eleitoral vai transcorrer normalmente, sem qualquer possibilidade de ruptura.

Na véspera, também em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em um evento com empresários dos ramos de alimentos e bebidas, que as eleições poderão ser "conturbadas". Bolsonaro vem levantando suspeitas, sem provas, sobre a integridade das eleições.

“As tensões são normais na democracia. Mas o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estão atentos a ataques e atuantes no combate às fake news, de modo a assegurar a lisura e a segurança jurídica do pleito deste ano”, afirmou Aras no encontro, que reuniu 40 pessoas.

Segundo o procurador-geral, a estabilidade institucional é essencial para a democracia e para a economia.

O chefe do Ministério Público também falou da atuação da instituição em "combater a cultura da litigiosidade", estimulando mecanismos de negociação e de prevenção de disputas na Justiça. De acordo com Aras, cerca de 60% das demandas judiciais no país envolvem o poder público.

“Ao priorizar a atuação preventiva e a defesa de uma economia que permita a existência da iniciativa privada livre e do mercado aberto, o MP colaborou para que obras paradas fossem retomadas”, disse.