Ex-BBB Flay desabafa sobre chip da beleza: 'Destruiu minha pele'; implante não é recomendado por especialistas

Ex-BBB Flay desabafa sobre chip da beleza: 'Destruiu minha pele'; implante não é recomendado por especialistas
Implante hormonal foi criado para tratar sintomas menstruais, mas popularmente é usado para fins estéticos. O chip da beleza não é recomendado por especialistas, e efeitos colaterais podem causar alteração no clitóris e mudança de voz. Flayslane no clipe de 'Osmar'

Divulgação

A ex-BBB Flayslane publicou um desabafo sobre o 'chip da beleza' nesta terça (17) em seu perfil no Instagram. O implante hormonal, que não é recomendado para fins estéticos, teria deixado o rosto da influenciadora coberto de espinhas.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O implante hormonal promete tratar sintomas da menstruação, menopausa, doenças dependentes do estrogênio ou contracepção. Mas acabou se tornando popular devido aos 'efeitos colaterais' , que envolveriam aumento da libido, emagrecimento e ganho de massa muscular.

Anvisa proibiu propaganda de produtos com hormônio usado em implante

Flay desabafou sobre o efeito em sua pele quando um seguidor perguntou se o implante tinha lhe causado muitas espinhas.

"Muita espinha? Destruiu minha pele. Agora não tem mais espinhas, estão só algumas manchinhas e eu estou tratando. Agora o efeito do chip acabou, graças a Deus. Eu nunca tive espinhas no rosto na minha vida inteira, nunca! Eu tive nas costas na puberdade, no rosto nunca..."

A ex-BBB também disse que o implante não causou emagrecimento, e que só começou a sentir resultado quando aderiu ao jejum intermitente.

"Pelo contrário", disse. "Inchei igual a um baiacu nos primeiros meses. Aí decidi mudar tudo."

Veja 10 perguntas e respostas sobre implante hormonal

Ex-BBB Flayslane diz que chip da beleza deixou seu rosto cheio de espinhas

Reprodução

Chip da beleza

O 'chip da beleza' é o nome popular dado aos implantes de gestrinona, um hormônio sintético da progesterona, que faz com que a testosterona (hormônio masculino) aumente.

Chip da beleza: implante hormonal para fins estéticos pode causar danos irreversíveis

São implantes de aplicação subcutânea, ou seja, sob a pele, que liberam um determinado hormônio lentamente no organismo.

Em nota divulgada no dia 8 de setembro de 2021, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) afirmou que não existem dados suficientes que validem o uso do dispositivo, seja para fins estéticos ou não.

"Não há nenhuma indicação formal para implante de gestrinona, para nenhuma doença. Antigamente usávamos a gestrinona via oral em algumas doenças, como a endometriose, mas isso já caiu por terra. Não usamos nem via oral e nem por outras vias, devido aos efeitos colaterais e por termos medicações com melhor tolerabilidade e menos efeitos adversos", explica a ginecologista Gabriela Pravatta Rezende.

Efeitos colaterais podem alterar clitóris e mudar voz

O uso do hormônio masculino também está relacionado ao aparecimento de efeitos colaterais reversíveis (que desaparecem após o uso do implante ser descontinuado) e irreversíveis (que são permanentes) não tão desejados pelas mulheres.

Entre os efeitos colaterais reversíveis estão o inchaço, a queda de cabelo, aumento da acne e dos pelos corporais.

"Há também o risco da paciente adquirir efeitos colaterais irreversíveis, como o aumento do clitóris e alteração na voz. São efeitos mais raros, mas podem acontecer, principalmente se a quantidade de hormônio for suprafisiológica, ou seja, uma quantidade de hormônio muito grande", explica a ginecologista Ana Lúcia Beltrame.