EUA negam vistos a cubanos governistas para Cúpula dos Povos

EUA negam vistos a cubanos governistas para Cúpula dos Povos
Informação é do jornal oficial de Cuba, o 'Granma'. Governo dos EUA sinaliza que não convidará Venezuela, Cuba e Nicarágua para Cúpula das Américas. Homem lê o jornal estatal Granma em Havana, e 2018

REUTERS/ Stringer

Os Estados Unidos negaram vistos para 23 cubanos simpatizantes do governo da ilha que participariam, em junho, da Cúpula dos Povos, um evento paralelo à Cúpula das Américas, informou nesta quarta-feira (18) o jornal oficial "Granma".

O jornal citou como fonte os organizadores do evento. A publicação afirma que entre essas 23 pessoas estão a médica Tania Crombet Ramos, que trabalhou no desenvolvimento de vacinas; Reineris Salas Pérez, lutador olímpico que ganhou a medalha de bronze em Tóquio, Jorge González Núñez, líder estudantil cristão, jornalistas, artistas, sindicalistas e líderes comunitários.

Uma declaração dos organizadores da reunião, reproduzida no "Granma", afirma que "a negativa de seus vistos é uma afronta aos mesmos valores democráticos que o governo americano e sua 'Cúpula das Américas' pretendem defender".

Veja abaixo um vídeo sobre a Cúpula das Américas de 2018.

Cúpula das Américas: encontro debate crise na Venezuela e tensão na Nicarágua

Cuba, Venezuela e Nicarágua

Funcionários do governo americanos disseram que os convites para a Cúpula das Américas ainda não foram enviados. Eles também sugeriram que Cuba, Venezuela e Nicarágua não serão convidados por não cumprirem com os padrões democráticos.

Essa posição provocou protestos e os governos da Comunidade do Caribe, do México, da Bolívia e da Guatemala anunciaram que não compareceriam ao evento se a exclusão fosse mantida.

Ao encerrar uma sessão parlamentar na segunda-feira, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse que "quem assume o compromisso de acolher uma reunião hemisférica deve ter a capacidade e a coragem de ouvir a todos".

Cuba de duas edições da Cúpula das Américas, de um total de oito.