Governo quer usar visita de Musk ao Brasil para se defender de críticas sobre Amazônia

Governo quer usar visita de Musk ao Brasil para se defender de críticas sobre Amazônia
Jair Bolsonaro se encontra com Elon Musk em Porto Feliz (SP)

Arquivo Pessoal

A equipe do presidente Jair Bolsonaro quer usar a visita do empresário Elon Musk(homem mais rico do mundo) ao Brasil para se defender das críticas de que o governo tem uma política ambiental equivocada e que contribui para o aumento do desmatamento da Amazônia.

Durante o encontro com Musk, em São Paulo, assessores de Bolsonaro deixaram claro que a reunião também tem esse objetivo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia passaram de 1 mil km² em abril e bateram recorde para o período.

No entanto, antes da reunião, a equipe de Bolsonaro disse a empresários que o governo quer mostrar a Musk "a verdade" sobre a Amazônia e propor a ele um acordo para uso do sistema de satélite de órbita baixa, explorado pela empresa Starlink, para monitorar o desmatamento na região.

Agendada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, a reunião de Elon Musk no interior de São Paulo com um grupo de empresários tem como objetivo principal oficializar o investimento no setor de internet no país, principalmente para conectar escolas e empresas na região amazônica.

Bolsonaro e Musk fazem em um hotel no interior de São Paulo uma reunião, da qual participam apenas ministros e assessores do governo federal, entre eles: Fábio Faria, Carlos França (Relações Exteriores) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral).

O governo é criticado por países europeus e Estados Unidos, investidores e ambientalistas pelo aumento do desmatamento na Amazônia. Em abril, os dados alertaram para um crescimento recorde do desmatamento, o que é negado pelo presidente Jair Bolsonaro.