EcoRodovias arremata, em leilão, sistema rodoviário que liga o Rio de Janeiro a Governador Valadares

EcoRodovias arremata, em leilão, sistema rodoviário que liga o Rio de Janeiro a Governador Valadares
Serão concedidos três trechos da BR-116, dois da BR-493 e um da BR-465 que, juntos, somam 726,9 km de extensão. Prazo de concessão é de 30 anos, com previsão de R$ 11,3 bilhões em investimentos. A Ecorodovias arrematou, em leilão realizado nesta sexta-feira (20), o Sistema Rodoviário Rio de Janeiro/RJ – Governador Valadares/MG, que contempla trechos das BRs 116, 465 e 493 e soma 726,9 km de extensão.

Representada pela corretora Ecton Investimentos, a Ecorodovias foi a única participante do leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura.

O governo prevê investimentos de R$ 11,3 bilhões durante os 30 anos de concessão previstos no edital e a geração de mais de 154,7 mil empregos diretos e indiretos. As despesas operacionais são estimadas em R$ 9,8 bilhões.

Este leilão tem critério híbrido de julgamento. Vence o certame a empresa ou consórcio que propuser a menor tarifa de pedágio mediante o maior valor de outorga.

De acordo com o governo, o Sistema Rodoviário que liga a capital fluminense ao Vale do Rio Doce, em Minas Gerias, é “a única rota, a partir da cidade do Rio de Janeiro, disponível para se contornar a Baía de Guanabara, permitindo o acesso à Região dos Lagos, ao norte do Estado, e às regiões Norte e Nordeste do país”.

A concessão abrange os seguintes trechos rodoviários:

BR-116/RJ, entre o km 2,1 e o km 148,4;

BR-116/RJ, entre o km 168,1 e o km 214,7;

BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1;

BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8;

BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0;

BR-493/RJ, entre o km 48,1 e o km 123,7.

O edital de concessão estipula 303,228 km de obras de duplicação, 255,236 km de faixas adicionais, 85,517 km de vias marginais, 28 dispositivos em desnível, 775 melhorias de acessos, 75 passarelas, 57 passagens de fauna, 462 pontos de ônibus e 1.630 km de ciclovias.

Além disso, deverá ser implantado o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) com 20 ambulâncias tipo C, 9 do tipo D, 7 guinchos pesados, 12 guinchos leves, 5 caminhões pipa e 5 caminhões de resgate de animais

A ANTT destacou que esta concessão traz uma série de inovações, tais como:

tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples

Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para todos os usuários do sistema automático de cobrança, em qualquer praça de pedágio, independentemente da categoria veicular e da quantidade de viagens realizadas.

Desconto de Usuário Frequente (DUF) exclusivo a usuários do sistema automático que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

Pontos de parada para caminhoneiros

Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão