Austrália começa a votar em eleição em que governo pode perder maioria

Austrália começa a votar em eleição em que governo pode perder maioria
Uma coalizão de partidos de direita tem a maioria do Parlamento na Austrália. O Partido Trabalhista, de esquerda, tenta obter uma votação expressiva para conseguir dominar as cadeiras. Anthony Albanese, líder da oposição na Austrália, em campanha em 20 de maio de 2022

Wendell Teodoro / AFP

Os eleitores da Austrália vão votar neste sábado (20) em eleições nacionais e, de acordo com as pesquisas, há uma chance do Partido Trabalhista, que atualmente está na oposição, derrotar a aliança conservadora do governo.

No entanto, pode ser que os candidatos independentes, muitos deles com pautas politicas ligadas ao clima, tenham uma votação expressiva e isso implique um Parlamento travado (ou seja, nenhum grupo terá uma maioria suficiente de parlamentares para conseguir dominar a casa e formar um governo).

Os Liberais, partido do atual primeiro-ministro, Scott Morrison, intenção de voto nos últimos dias.

A esquerda está na oposição há nove anos.

A votação presencial começou às 8h de Canberra (19h de sexta-feira em Brasília).

Scott Morrison e o líder da oposição, Anthony Albanese, discutiram na campanha os custos de vida, mudança climática, segurança nacional e outros temas.

Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália, em 18 de maio de 2022

William WEST / AFP

Os trabalhistas falaram mais de inflação e perda do poder de compra. Morrison respondeu falando das baixas taxas de desemprego do país.

A tendência é que alguns candidatos independentes que fizeram campanha falando de mudança climática conquistem algumas cadeiras, principalmente de candidatos trabalhistas.

O Parlamento atual é dominado pela coalizão entre o Partido Liberal e o Partido Nacionalista. Eles têm 76 das 151 cadeiras.

Os trabalhistas, com 68, os partidos pequenos e os independentes têm as demais.

O voto é obrigatório. Os resultados devem sair na noite de sábado, mas pode ser que não seja possível determinar quem é o vencedor se a votação for apertada.

Uma parte dos eleitores já votou por correio.

Veja os vídeos mais assistidos do g1