EUA prendem iraquiano por tramar assassinato de George W. Bush

EUA prendem iraquiano por tramar assassinato de George W. Bush
Sem saber que o interlocutor era um informante do FBI, iraquiano disse que tinha plano para matar o ex-presidente dos EUA. George Bush comete gafe durante evento sobre eleições

Um iraquiano que solicitou asilo político nos Estados Unidos conspirou para assassinar o ex-presidente George W. Bush, anunciou o Departamento de Justiça americano nesta terça-feira (24).

Shihab Ahmed Shihab, de 52 anos, conversou com um informante do FBI sem saber que o interlocutor trabalhava para a agência.

Leia também

VÍDEO: Em ato falho, George W. Bush critica sua própria invasão ao Iraque ao falar da Ucrânia

Na conversa, ele afirmou que queria introduzir pelo menos quatro outros iraquianos no país por meio da fronteira com o México para colocar o plano em prática, segundo uma declaração juramentada do FBI apresentada em um tribunal federal de Columbus, Ohio.

Dois dos integrantes da equipe de ataque seriam ex-agentes da inteligência iraquiana, e os demais seriam membros do grupo Estado Islâmico (EI) ou de outro grupo sediado no Catar, que Shihab chamava de "Aal-Raed".

Shihab disse ao informante que eles queriam matar Bush, que ordenou a invasão ao Iraque em 2003, porque o consideravam "responsável pelo assassinato de muitos iraquianos e pelo colapso de todo o Iraque", segundo o expediente. Acrescentou que era primo do ex-chefe do EI Abu Bakr al-Baghdadi e que havia matado americanos nos anos posteriores à invasão.

George W. Bush durante palestra em Nova York, em setembro de 2019

Shannon Stapleton/File Photo/Via Reuters

Shihab foi detido hoje e acusado em um tribunal federal de crime de imigração e cumplicidade na tentativa de assassinato de um ex-funcionário americano.

Morador de Columbus, Shihab e o informante chegaram a vigiar locais ligados a Bush em Dallas, Texas, e discutiram como obter armas, uniformes de seguranças e veículos para realizar o plano. O iraquiano também se ofereceu para ajudar um segundo informante do FBI a introduzir membros de sua família nos Estados Unidos por algumas dezenas de milhares de dólares.

Shihab chegou aos Estados Unidos com visto de visitante em setembro de 2020 e pediu asilo em março de 2021, quando seu visto expirou.

Veja os vídeos mais assistidos do g1