Não pagou o carnê da loja? Veja como renegociar a dívida e manter suas contas no azul

Não pagou o carnê da loja? Veja como renegociar a dívida e manter suas contas no azul
Carnês de lojas têm alta de 18,2% em contas atrasadas, elevando número recorde de 77,7% em débitos atrasados em abril. Famílias com baixa renda têm optado por carnês de lojas como poder de compra.

Unsplash

Com o orçamento cada vez mais apertado, muitas famílias de baixa renda têm recorrido aos carnês de lojas para fazer suas compras.

Entre os brasileiros com algum tipo de dívida, 18,2% relataram que estavam pagando algum carnê em abril , segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para saber como pagar os carnês atrasados e evitar cair na inadimplência, o g1 conversou com o Serasa e com CNC.

Perdi a data de pagamento. O que devo fazer?

Cada loja possui uma maneira de lidar com esse tipo de situação, por isso o consumidor deve entrar em contato com o local para verificar quais condições de pagamento serão oferecidas.

Ao negociar, verifique as formas de pagamento disponíveis. Veja se é possível conseguir um desconto caso seja efetuado o pagamento no valor total.

Qual a média do valor dos juros? Por quanto tempo é cobrado?

Os juros e possíveis multas variam de acordo com o credor. É importante questionar de quanto serão os juros em caso de parcelamento do débito.

O que pode acontecer com quem não paga o carnê?

Além da possibilidade de juros e multas no pagamento atrasado, o consumidor pode sofrer outras penalidades previstas no contrato, como bloqueio do cartão da loja, por exemplo.

Caso o pagamento continue em aberto, o devedor pode ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito, ocorrendo então a negativação do nome.

Confira abaixo como checar gratuitamente se está com nome sujo.

Para as consultas por site ou aplicativos, é necessário um cadastro prévio.

Serasa

Pelo site da Serasa;

Pelo aplicativo para celular - disponível para download na Google Play e na Apple Store;

Por telefone, pelo número 0800 591 1222.

Boa Vista SCPC

Pelo site do Boa Vista SCPC;

Pelo aplicativo para celular - disponível para download na Google Play e na Apple Store.

SPC Brasil

Pelo site do SPC Brasil;

Pelo aplicativo para celular - disponível para download na Google Play e na Apple Store.

Vejas dicas de como fazer o seu planejamento financeiro

Além de dificultar diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira, a inadimplência também afeta o score de crédito do consumidor.

É por meio do score que empresas e instituições concedem algum produto ou serviço financeiro para pessoas.

Para evitar que as dívidas atrapalhem sua vida financeira é importante ficar de olho do orçamento. Veja dicas de como se organizar:

Faça uma planilha ou anote em um caderninho todos os gastos para ter uma visibilidade maior do orçamento.

Faça um fluxo de caixa com o dinheiro que entra por mês e separe por finalidade cada parte desse valor (contas fixas, lazer, educação etc.).

Na falta de um fluxo de caixa consistente, avalie quais gastos podem ser cortados do orçamento.

Organize as contas por prioridade – as que tiverem juros mais altos devem ser pagas primeiro.

Após entender de qual valor você poderá dispor mensalmente para pagar suas contas, verifique nas instituições financeiras se você possui linhas de crédito com juros menores.

No caso de acordo parcelado, lembre-se de pagar em dia todas as parcelas para evitar que o nome fique sujo novamente, além de ficar atento às dicas de educação financeira.

Defina uma estratégia de negociação: Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar. E leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento. Faça uma lista de perguntas que você poderá fazer antes de assinar a negociação.