AGÊNCIA DE TURISMO "NA MALA", INDICADA VIA REDES SOCIAIS, APLICOU GOLPES EM CLIENTES

"Blogueira fitness, ex-BBBs e até pastores que bombam na internet indicavam a empresa, falavam mil maravilhas e viajavam com a agência. Eu caí nesse papo e a dona. Moana Sampaio, usava isso para atrair clientes",

AGÊNCIA DE TURISMO "NA MALA", INDICADA VIA REDES SOCIAIS, APLICOU GOLPES EM CLIENTES

BELO HORIZONTE - A viagem para Orlando (EUA) com toda família virou pesadelo para a belo-horizontina Michelle Bernardes Assis Quintão, de 34 anos. Uma semana após comprar as passagens, a agência de turismo Na Mala Tur publicou nas redes sociais que havia encerrados as atividades.

Até a tarde de terça-feira (24), o dinheiro dela não havia sido devolvido e nenhum representante a havia procurado para dar explicações.

"Tem sete anos que não vejo meu irmão. A ideia era irmos para Orlando e, de lá, visitá-lo no Canadá. Compramos ao todo sete passagens, havia muita expectativa. Dias depois soube por um amigo que eles haviam postado nas redes sociais falando que não estavam funcionando mais. Não entraram em contato com nenhum cliente", contou a representante comercial.

O prejuízo da vítima foi de R$10,5 mil. Ela contou que já tinha viajado antes pela agência e que não teve problemas, mas lembrou que chegou a desconfiar da obrigatoriedade do pagamento ser por transferência bancária ou PIX.

"É muito triste, eu quero justiça. Hoje temos um grupo de pessoas lesadas e somos mais de 250 pessoas do Brasil inteiro. Gente desapontada, chateada, pessoas que estão viajando sem saber como voltar para suas casas. É uma tristeza e impotência gigantescas. A empresa era famosa nas redes sociais, indicada por muitos influencers. Se a dona não pode dar as passagens, que devolva meu dinheiro", contou.

Michelle disse ainda que a agência é administrada por uma brasileira que mora em Orlando e que ela não atende mais os telefonemas.

A vítima registrou boletim de ocorrência na manhã desta terça-feira (24) em Belo Horizonte.

"Uma máfia"

Uma administradora, de 48 anos, que não quer ser identificada, alega também ter sido vítima da agência de turismo.

Ela iria com o marido, os filhos e o enteado para Portugal. Após indicação de amigas e publicações nas redes sociais de famosos indicando a "Na Mala", ela decidiu entrar em contato com a empresa.

"Percebi que tinha CNPJs diferentes nos contratos, eu questionei e ela me disse que era de uma filial da agência. Confiei porque o perfil tinha muitos seguidores, parecida idônea. Aí fui fazer PIX e não estava conseguindo, deu mensagem que a conta estava bloqueada. Depois ela me passou outra chave e deu certo. Aí, dias depois do pagamento, descobri que eles não estavam funcionando mais. Ninguém me respondeu até hoje, nenhum retorno. A gente crê que é uma máfia", contou a vítima.

Até a tarde desta terça, o perfil da agência nas redes sociais tinha 60 mil seguidores.

As vítimas contam que vários influencers faziam propaganda para a empresa e ofereciam descontos.

"Blogueira fitness, ex-BBBs e até pastores que bombam na internet indicavam a empresa, falavam mil maravilhas e viajam com a agência. Eu caí nesse papo e a dona usava isso para atrair clientes", contou

Segundo as vítimas, a empresa chegou a publicar nota informando sobre o encerramento das atividades, mas ela foi apagada dias depois.

O advogado da agência disse à TV Globo, na manhã desta quarta-feira (25) garantiu que todos os clientes terão o dinheiro de volta.

"(...) Brevemente, em um curto espaço de tempo, a empresa retornará um a um dos e-mails informando sobre a restituição dos créditos que foram empregados nas compras dos bilhetes de passagem. A empresa é idônea e vai cumprir integralmente o que foi ajustado com seus clientes", disse Leonardo Camargo.

A reportagem não conseguiu contato com a Moana Sampaio, dona da agência.