Destroços de famoso navio naufragado no século 17 foram encontrados há 15 anos, e só agora a notícia foi divulgada

Destroços de famoso navio naufragado no século 17 foram encontrados há 15 anos, e só agora a notícia foi divulgada
O navio foi encontrado em águas internacionais e era preciso garantir a preservação, por isso, demoraram 15 anos para revelar a descoberta. Quadro mostra o navio Gloucester

Reprodução/Royal Museums Greenwich

A Universidade da Ânglia Oriental anunciou nesta sexta-feira (10) o descobrimento do "Gloucester", navio britânico que naufragou em 1682 e teve como sobrevivente James II, que viria a ser rei da Inglaterra.

Os destroços estavam no fundo do mar. Dois irmãos, Julian e Lincoln Barnwell, acompanhados de seu pai e dois amigos, os encontraram em 2007, após quatro anos de busca, na costa de Norfolk, leste da Inglaterra.

Inglaterra divulga descoberta de navio que naufragou no século 17

Leia também

Navio que naufragou em 1915 na Antártica é encontrado no fundo do mar; veja vídeo

A descoberta se manteve em segredo até hoje para permitir a identificação dos restos e para protegê-lo, já que está em águas internacionais, explicou a universidade britânica em um comunicado.

"É um excepcional exemplo do patrimônio cultural subaquático, de importância nacional e internacional", comentou a professora Claire Jowitt, especialista em história marítima.

"É a descoberta marítima mais importante desde o 'Mary Rose'", que afundou em 1545 e foi achado nos anos 1980, afirmou a especialista, "pela antiguidade e o prestígio do navio, o estado dos destroços, os objetos recuperados e o contexto político do acidente".

O "Gloucester" afundou em menos de uma hora em 6 de maio de 1682, em frente à costa da cidade de Great Yarmouth, por um desentendimento entre o futuro rei James II e o comandante sobre como lidar com uma área repleta de bancos de areia.

Morreram cerca de 250 membros da tripulação, mas James II se salvou.

A embarcação "representa um momento que 'quase' marca a história política britânica: um naufrágio que quase causa a morte de um herdeiro católico ao trono do reino protestante, em uma época de grandes tensões", ressaltou a universidade.

Está prevista para 2023 uma exposição que mostrará os objetos encontrados entre os destroços, como o sino que permitiu a identificação do navio.

Veja os vídeos mais assistidos do g1