Após demissão de presidente da Petrobras, Lira diz que 'não há o que comemorar'

Após demissão de presidente da Petrobras, Lira diz que 'não há o que comemorar'
Presidente da Câmara fez pressão para a saída do executivo, que se concretizou nesta segunda. Para Lira, não há 'vencedores nem vencidos' com esse desfecho, já que os preços dos combustíveis seguem altos. Após o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, ter pedido demissão nesta segunda-feira (20), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que vinha defendendo a saída do executivo, escreveu que "não há o que comemorar" em relação aos recentes acontecimentos na estatal.

O presidente Jair Bolsonaro já havia decidido trocar Mauro Coelho no comando da estatal e já havia escolhido o sucessor, Caio Paes de Andrade. Só que, em razão dos trâmites internos da Petrobras, a troca só seria efetivada após algumas semanas.

Nos últimos dias, Bolsonaro e aliados, entre eles Lira, intensificaram a pressão para que Mauro Coelho pedisse para sair. Isso porque o presidente e sua equipe decidiu pôr na Petrobras a culpa pela disparada nos preços dos combustíveis.

A estatal alega que, por lei, tem que repassar para o mercado interno as oscilação do mercado externo nos preços de petróleo e derivados. Com essa argumentação, aplicou, na sexta-feira (17), um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel. Foi o estopim para Bolsonaro dizer que a Petrobras estava traindo o povo brasileiro e para Lira chamar uma reunião, que deve ocorrer nesta segunda, para discutir com líderes da Câmara mudanças no modelo de preços da estatal.

Lira se reúne com líderes partidários para discutir política de preços da Petrobras

Agora Lira diz que a saída de Mauro Coelho é é uma situação em que não há vencedores nem vencidos. Para ele, segue o drama da população, que precisa lidar com o aumento dos preços.

"Não há o que comemorar nos fatos recentes envolvendo a Petrobras. Não há vencedores, nem vencidos. Há só o drama do povo, dos vulneráveis e a urgência para a questão dos combustíveis", disse Lira no Twitter.

O presidente da Câmara disse ainda que a "hora é de humildade por parte de todos" e que "a intransigência não é o melhor caminho".

"A ganância não está acima do povo brasileiro", concluiu Lira.