Reimaginar nossas cidades como centros para a conservação da biodiversidade e resiliência climática

Reimaginar nossas cidades como centros para a conservação da biodiversidade e resiliência climática

A biodiversidade – todos os organismos vivos, incluindo plantas, animais e microrganismos – é essencial para a existência humana. No entanto, quando pensamos sobre biodiversidade, raramente imaginamos uma cidade em nossas mentes. A natureza tem sido freqüentemente associada como uma característica puramente das paisagens rurais, quando na verdade as áreas urbanas abrigam uma miríade de ecossistemas e riquezas naturais, abrigando uma rica biodiversidade. Estamos inseridos na natureza, mas sabemos muito pouco sobre ela.
Recentemente foi feito o lançamento da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que serve como um lembrete de que devemos mobilizar os tomadores de decisão e cidadãos urbanos para colocar a natureza no centro da vida urbana.
Temos uma oportunidade única de garantir que as cidades se tornem verdadeiros motores de crescimento, resiliência e bem-estar que operam dentro de fronteiras sociais e planetárias saudáveis.
As cidades desempenham um papel único no mundo de hoje. A COVID-19 os colocou, mais uma vez, na vanguarda do tratamento de algumas das questões globais mais urgentes que colocam o bem-estar e a prosperidade em risco, incluindo as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Mas imagine uma cidade onde comprar seus produtos favoritos leva a mais natureza, não menos, e onde seu trabalho pode resistir a choques ambientais e econômicos; onde o ar que você respira é puro e fresco, e onde o canto dos pássaros não precisa mais competir com o rugido do tráfego.
A maioria das cidades do mundo está mal equipada para lidar com as ameaças que a urbanização representa para os habitats naturais. Em 1800, apenas 3% da população global vivia em áreas urbanas. Hoje, atingimos 55%, e o número está projetado para chegar a mais de dois terços até 2050. Enquanto as cidades continuam a se expandir a taxas sem precedentes, o mesmo acontece com a pressão que colocam sobre os recursos naturais, os ecossistemas e o clima. Se não for controlado, isso colocará nossos meios de subsistência, sustento e o próprio ar que respiramos sob ameaça real.

Felizmente, existem soluções para permitir que as cidades minimizem esses riscos e se reinventem em benefício da natureza, da economia e da sociedade.

Algumas cidades compreenderam as oportunidades que o enfrentamento da perda de biodiversidade e as mudanças climáticas apresentam e mostraram liderança no desenvolvimento de soluções inovadoras. Apesar de seu pequeno território, Cingapura abriga 4% das espécies de pássaros do mundo, sinalizando claramente o quão rica pode ser a biodiversidade urbana.
Em resposta à crescente urbanização e aos efeitos da mudança climática, Cingapura se transformou de uma cidade-jardim em uma cidade em um jardim e, em seguida, deu um passo ousado para evoluir ainda mais para uma cidade na natureza .
Cingapura aplicou soluções baseadas na natureza para alcançar resiliência climática, ecológica e social com tecnologia moderna e inovadora. Essa mudança de paradigma se concentra em restaurar a natureza na cidade para torná-la mais habitável e sustentável.
Esses exemplos inspiradores não podem mais ser histórias de sucesso isoladas. COVID-19 nos ensinou como somos vulneráveis a eventos imprevisíveis e a consequente necessidade de nos proteger de choques futuros. A conservação da biodiversidade urbana é um componente importante de tais esforços, bem como para garantir o bem-estar geral das pessoas. Isso pode ser alcançado conservando, criando, restaurando e aprimorando um espectro diversificado de ecossistemas dentro da cidade e conectando-os a corredores ecológicos.
Regulamentos, políticas e ações em uma cidade podem resolver o problema com eficácia. Por exemplo, as cidades podem contribuir significativamente para reduzir a perda de biodiversidade por meio de políticas de uso do solo, ao mesmo tempo que proporcionam um estilo de vida mais saudável e resiliente a seus habitantes. As reservas naturais, parques urbanos e áreas verdes, por definição, contribuem para a manutenção da vida selvagem natural dentro das fronteiras das cidades, bem como proporcionam benefícios de saúde física e mental para os moradores das cidades.
Da mesma forma, as políticas que estabelecem bacias hidrográficas e restringem a construção em áreas úmidas não apenas mantêm os ecossistemas naturais e conservam a biodiversidade, mas também evitam riscos naturais.
A Cidade do Cabo, por exemplo, evitou uma grande escassez de água investindo na proteção de sua bacia hidrográfica usando soluções baseadas na natureza que restauram a vegetação e terras degradadas. A agricultura urbana é outra abordagem que pode abordar simultaneamente as questões sociais e ambientais. A agricultura urbana sustentável tem o potencial de conservar o solo, aumentar a segurança alimentar e reduzir o impacto das cadeias de abastecimento de longa distância sobre o clima e a perda de biodiversidade.
Para melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades, os tomadores de decisão urbanos devem se tornar os campeões da biodiversidade urbana e deixar de ver a perda de biodiversidade como uma preocupação rural. Além da implementação de tecnologias inovadoras, os mecanismos financeiros que fomentam investimentos públicos e privados em projetos relacionados à biodiversidade urbana são um recurso central para a transição para cidades com valor líquido zero e positivo para a natureza.
Parcerias fortes e diversificadas também são uma base necessária para dar aos tomadores de decisão a confiança para agir com base nas melhores práticas e fazer investimentos impactantes em escala. As contribuições do governo nacional, de organizações internacionais, do setor privado, da sociedade civil e da academia são necessárias para impulsionar a mudança tão necessária. Abordar adequadamente a conservação e restauração da biodiversidade nas cidades exige uma abordagem multissetorial abrangente para alinhar as ambições em direção a etapas e soluções responsáveis.
A proteção dos ecossistemas urbanos não deve ser vista apenas como parte de uma agenda verde, mas, de forma mais ampla, como um impulsionador da prosperidade humana e da criação de empregos.
De acordo com o The Future of Nature and Business Report do Fórum Econômico Mundial , um caminho positivo para a natureza na infraestrutura e no ambiente construído poderia criar mais de US $ 3 trilhões em oportunidades de negócios e criar 117 milhões de empregos até 2030. Portanto, há um grande potencial para a economia crescer e se tornar mais resiliente, protegendo a biodiversidade em áreas urbanas.
Com esse objetivo em mente, a Comissão Global sobre BiodiverCidades até 2030 foi lançada no mês passado, como parte da iniciativa BiodiverCidades até 2030 . A comissão é composta por um grupo diversificado de especialistas em cidades e profissionais dos setores público e privado, sociedade civil e academia, cuja paixão e experiência em conservação da biodiversidade e mudanças climáticas orientarão seus objetivos de tornar as cidades mais seguras, mais satisfatórias e mais limpas. viver. A comissão é presidida por Lena Chan, Diretora Sênior da Divisão Internacional de Conservação da Biodiversidade do Conselho de Parques Nacionais de Cingapura, e Mauricio Rodas Espinel, ex-prefeito de Quito e Visiting Scholar da Universidade da Pensilvânia.
A iniciativa BiodiverCities até 2030 desenvolverá uma estrutura para uma “BiodiverCidade” e fornecerá uma plataforma para este grupo de líderes comprometidos sintetizar novos conhecimentos e explorar maneiras inovadoras de desenvolver cidades positivas para a natureza zero. Esse é o momento. Este é o lugar. Tanto o setor público quanto o privado devem assumir a liderança em conjunto.