Jill Biden recebeu esposa de Juan Guaidó na Casa Branca

Jill Biden recebeu esposa de Juan Guaidó na Casa Branca
Os EUA consideram Juan Guaidó o presidente legítimo da Venezuela desde que Nicolás Maduro assumiu um segundo mandato em 2019 após eleições consideradas fraudulentas por vários países.

Fabiana Rosales, esposa de Juan Guaidó, e Joe Biden, em foto publicada em 23 de junho de 2022

Reprodução/Redes Sociais

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, recebeu Fabiana Rosales, esposa do líder opositor venezuelano Juan Guaidó, na Casa Branca.

Nesta quinta-feira (23), Jill descreveu a mulher e Guaidó como "uma primeira-dama corajosa".

"Tive a honra de dar as boas-vindas" na quarta-feira a Fabiana Rosales "para escutar sua história como defensora dos venezuelanos vulneráveis", afirmou em um tuíte, ao lado de uma foto das duas sorrindo em frente a uma lareira.

Os EUA consideram Juan Guaidó o presidente legítimo da Venezuela desde que Nicolás Maduro assumiu um segundo mandato em 2019 após eleições consideradas fraudulentas por vários países.

Maduro diz que Juan Guaidó pode ser preso por sair da Venezuela

Rosales também falou do encontro na Casa Branca. Ela afirmou que esteve na sede do governo dos EUA "levando a voz de todos os venezuelanos e do presidente Guaidó".

Agradecimento pelo apoio

Fabiana Rosales afirma ter conversado com Joe Biden e sua esposa "sobre a defesa dos Direitos Humanos, a proteção dos migrantes, a soltura de presos políticos e a urgência de eleições livres na Venezuela", segundo o tuíte que acompanha uma foto com o presidente americano.

Durante a conversa, ela agradeceu o apoio dos Estados Unidos e disse-lhe que "a melhor proteção para concidadãos dentro e fora do país é o fim da ditadura e o retorno da democracia".

Segundo ela, Joe Biden prometeu que continuaria ajudando-os e expressou-lhe "admiração e respeito pela luta" dos venezuelanos a favor da democracia.

Pela mesma rede social, Juan Guaidó agradeceu ao presidente "por seu apoio à Venezuela".

"O reconhecimento diplomático é uma ferramenta de luta chave para a resistência democrática no nosso país. Continuaremos trabalhando para alcançar nossos objetivos: democracia e liberdade para os venezuelanos", afirmou.

EUA suavizaram sanções

Em meados de maio, os EUA anunciaram que, "a pedido do governo interino" encabeçado por Guaidó, flexibilizaria algumas sanções contra a Venezuela para promover o diálogo entre Maduro e a oposição.

O governo Maduro e a Plataforma Unitária, que reúne a oposição, celebraram em agosto negociações na Cidade do México para pôr fim à profunda crise política e econômica do país.

Mas Maduro as suspendeu em outubro em repúdio à extradição aos Estados Unidos do empresário Alex Saab, acusado de ser seu testa de ferro.

Em Washington, Fabiola Rosales também se reuniu com o chefe da diplomacia americana para a América Latina e o Caribe, Brian Nichols, com quem afirma ter abordado "as consequências da emergência complexa que nossa nação sofre".

Veja os vídeos mais assistidos do g1