Lavrov confirma ida para cúpula do G20 na Indonésia

Lavrov confirma ida para cúpula do G20 na Indonésia
Ainda não se sabe se os demais países componentes do grupo enviarão representantes. Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante evento em Ankara, na Turquia

Umit Bektas/REUTERS

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participará de uma reunião de seus homólogos do Grupo das 20 maiores economias (G20) em Bali na próxima semana, disse um funcionário da embaixada russa na Indonésia nesta terça-feira (28).

A invasão da Ucrânia pela Rússia, que chama de "operação especial", ofuscou os procedimentos do G20 este ano, com vários países ocidentais ameaçando boicotar uma cúpula de líderes se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparecer.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, durante entrevista coletiva em 24 de março

Kirill Kudryavtsev/Pool via REUTERS

Embora não tenha havido indicação de Moscou de que Lavrov não compareceria, a participação da Rússia nos eventos do G20 tem sido uma fonte de tensão, incluindo uma paralisação de autoridades americanas, britânicas e canadenses em uma reunião de finanças do G20 em abril.

Como presidente do G20, a Indonésia, tentou unir o grupo e convidou líderes russos e ucranianos para a cúpula de novembro, entre eles o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Denis Tetiushin, porta-voz da embaixada russa em Jacarta, confirmou à Reuters que Lavrov participará da reunião de 7 a 8 de julho na ilha de Bali. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Indonésia não pôde confirmar isso imediatamente.

O presidente indonésio Joko Widodo deve se encontrar com seus colegas russos e ucranianos durante visitas a Kyiv e Moscou nesta semana em uma missão de construção da paz, na qual ele espera discutir também a liberação das exportações de grãos.