Ministro da Economia da Argentina renuncia ao cargo

Ministro da Economia da Argentina renuncia ao cargo
Em uma rede social, Martín Guzmán publicou carta de sete páginas endereçada ao presidente Alberto Fernández. Renúncia aconteceu durante discurso da vice, Cristina Kirchner. Martín Guzmán, durante evento da posse do governo de Alberto Fernández, em dezembro de 2019.

REUTERS/Agustin Marcarian

Em uma carta de sete páginas publicada em seu perfil de uma rede social, o ministro da Economia argentino, Martín Guzmán, renunciou ao cargo neste sábado (2).

No texto, endereçado ao presidente Alberto Fernández, o economista de 39 anos exalta os feitos do governo desde dezembro de 2019, entre eles a renegociação da dívida argentina com o Fundo Monetário Internacional, aprovada em março de 2022. Guzmán não apresenta no texto o motivo de sua saída.

Ministro da Economia da Argentina renuncia ao cargo

No momento em que publicou a carta, a vice-presidente Cristina Kirchner fazia um discurso em que criticava o ministro e os rumos econômicos do presidente. Ela e Guzmán já haviam entrado em atrito em outras ocasiões.

Segundo o jornal La Nación, a saída de Guzmán trouxe surpresa para o círculo mais próximo ao presidente.

Muito atrelada ao dólar, a economia argentina vem sofrendo baques ao longo dos últimos anos. A inflação acumulou 29,3% entre janeiro e maio de 2022, e foi de 60,7% para o período entre maio 2021 e maio 2022, uma das mais altas do mundo.

O governo de Fernandez ainda não se pronunciou oficialmente sobre a renúncia de Guzmán.

Veja os vídeos mais recentes do g1: