Três morrem em 24 horas após tradicional corrida de touros na Espanha

Três morrem em 24 horas após tradicional corrida de touros na Espanha
Entre 1911 e 2009, quando a última fatalidade havia sido registrada, 16 pessoas morreram após participarem do evento. Participantes durante "encierro", em Pamplona, no dia 14 de julho.

MIGUEL RIOPA / AFP

Na Espanha, três pessoas morreram nas últimas 24 horas após sofrerem ferimentos em touradas durante o festival de San Fermin. Os três homens, dois espanhóis e um turista francês, participaram das corridas de touro que ocorreram na semana passada na região de Valência, leste do país.

Os "encierros", como são chamadas em espanhol, são uma tradição espanhola na qual grupos de pessoas correm na frente de touros de luta de meia tonelada. O percurso tem 850 metros e é realizado em ruas estreitas de um curral até a arena onde ocorre a tourada em si. Ao fim do evento, os animais geralmente são mortos.

Durante o festival, que permite participantes com a partir de 14 anos, ferimentos são comuns: as autoridades estimam que 478 pessoas ficaram feridas neste ano. Mortes, entretanto, são incomuns.

Apenas 16 participantes morreram em encierros desde 1911, quando as casualidades começaram a ser registradas. Até 2022, a última fatalidades havia ocorrido em 2009.