Americano que ficou mais de 10 anos preso é liberado após júri alegar mentira da testemunha, diz mídia local

Americano que ficou mais de 10 anos preso é liberado após júri alegar mentira da testemunha, diz mídia local
Miguel Vargas foi condenado a uma pena de 39 anos de prisão em 2011 por agressão a um policial. Tribunal Governador George Deukmejian em Long Beach, EUA

Reprodução/Google Street View

Um homem foi liberado da prisão após cumprir mais de 10 anos de dentenção em um caso que não era culpado. Descobriu-se que a testemunha do caso havia mentido e o homem de 34 anos foi solto, conta a reportagem do portal "Long Beach Post".

Miguel Vargas foi condenado a uma pena de 39 anos de prisão em 2011 por agressão a um policial.

Segundo o depoimento do homem, após um incidente em Central Long Beach, Vargas teria fugido de Dedier Reyes e de seu companheiro. Os dois policiais atiraram contra as costas dele.

Vargas se recuperou de seus ferimentos e estava preso há mais de uma década quando Reyes e outro oficial de Long Beach foram acusados de mentir em um relatório policial relatando a forma como conseguiram recuperar uma arma dentre de um presídio em 2018.

Vista geral da praia de Long Beach, na Califórnia (EUA)

Jae C. Hong/AP

Com base nisso, o advogado de Vargas pediu ao júri que revisasse a condenação, uma vez que a única testemunha ouvida (Reyes) tinha perdido qualquer confiança dos oficiais de polícia depois que mentiu em um relatório.

“Neste caso, havia uma única testemunha da agressão que supostamente ocorreu e essa testemunha agora foi acusada em uma queixa criminal por perjúrio e falsificação de um relatório policial”, escreveu a vice-procuradora do condado de Los Angeles, Lara Bazan. um sumário do tribunal.

O irmão de Vargas, Oscar Vargas, disse que a família está ansiosa para encontrar Miguel, que tinha apenas 22 anos quando foi para a prisão.

Reyes, um veterano de 16 anos, foi demitido de seu emprego no Departamento de Polícia de Long Beach. Ele foi alvo de dezenas de reclamações ao longo dos anos.