Compra da agricultura familiar regional beneficia pessoas carentes em Manaus

Foram 80 toneladas de alimentos adquiridos dos agricultores doadas por meio do Programa Alimenta Brasil à instituição visitada.

Compra da agricultura familiar regional beneficia pessoas carentes em Manaus

MANAUS - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), fez uma visita técnica, nesta quarta-feira (03/08), ao Instituto de Inclusão Social e Cidadania, entidade que recebe doações através do Programa Alimenta Brasil (PAB), do Ministério da Cidadania (MC), desde 2019. Na ocasião, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior informou que a continuidade do programa já está garantida pelo governo federal até meados de 2023. A instituição já foi beneficiada com aproximadamente 80 toneladas de produtos alimentícios.

A visita ao instituto, situado na rua Omágua, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, além do secretário Petrucio Júnior, contou com a participação da assessoria técnica, que visitou as dependências e alinhou novas ações para o Instituto. O secretário da Sepror afirmou o compromisso do Governo do Estado em ampliar o PAB para instituições que destinam às pessoas que precisam desse alimento, assim como a compra do agricultor familiar.

"A importância desse Programa no nosso Governo, além de fazer a entrega dos alimentos às instituições, também compra do agricultor familiar que está na zona rural, dignificando o nosso trabalho. Quando nós assumimos em 2019, o nosso orçamento para a compra de alimentos da agricultura familiar era da ordem de R$ 3 milhões, e no final do ano passado nós fechamos com o orçamento de R$ 14 milhões, ou seja, mais que triplicou. Com isso, atendemos cinquenta e cinco municípios em todo o estado, garantindo a comercialização do que eles produzem e ao mesmo tempo, beneficiando milhares de pessoas em vulnerabilidade social", disse o secretário.

Ações da Sepror, por meio do PAB já beneficiaram aproximadamente 500 famílias através do Instituto. Ao todo, foram distribuídos, desde 2019, mais de 80 mil quilos de produtos agrícolas (abóbora cabocla, abóbora leite, abobrinha, melancia, banana-pacovã, banana comum, banana prata, mamão havaí, abacaxi, maracujá, limão, laranja, cupuaçu, milho verde, melão, tucumã, raiz de mandioca, maxixe, pimenta de cheiro, cebolinha, chicória, coentro, couve, pimentão), além de galinha caipira, comprados de agricultores familiares do estado e entregues simultaneamente à instituição.

A dona de casa Núbia Melo recebe as doações feitas pelo Programa e destacou a importância da ação do Governo na comunidade. "As doações têm sido muito importantes para nós, porque mesmo tendo um trabalho formal, aquele salário não dá para todas as despesas, daí essa doação que recebemos através do Instituto, como verduras e legumes vem na hora que estamos com muitas dificuldades e essas oportunidades graças a Deus tem abençoado a nossa mesa através do do Governo do Estado", afirmou a dona de casa.

Somente no primeiro semestre de 2022, o Instituto já recebeu 35 mil quilos de produtos oriundos da agricultura familiar.

A idealizadora do Instituto, Arlete Dutra, destacou que nesses 21 anos de existência, é a primeira vez que recebem mais incentivos e ajuda do Governo.

"Quero agradecer ao Governo do Estado pelo tratamento diferenciado que nos tem dado através das parcerias com órgãos, por esse motivo conseguimos ampliar as doações para mais famílias que precisam desses alimentos. Há 21 anos fazemos um trabalho de inclusão social na comunidade, através de cursos executados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e através do PAB beneficiamos quase 500 famílias nos três núcleos da comunidade", destacou Arlete