GOVERNO DO AMAZONAS APOIA REALIZAÇÃO DA 1ª FEIRA AGROPECUÁRIA DE SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ

Para a realização da ExpoUatumã, o Governo do Amazonas destinou R$ 200 mil em recursos, além de oferecer cursos profissionalizantes durante o evento

GOVERNO DO AMAZONAS APOIA REALIZAÇÃO DA 1ª FEIRA AGROPECUÁRIA DE SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ

SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ (AM) - Para incentivar a agricultura familiar e promover o acesso a novas tecnologias de forma sustentável, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, na sexta-feira (05/08), uma série de cursos profissionalizantes para os produtores rurais, realizados durante a 1ª Feira Agropecuária de São Sebastião do Uatumã, a ExpoUatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

O apoio do Governo às feiras e eventos agropecuários, realizadas no interior do estado, faz parte Programa Agro Amazonas, e assim movimentam a economia dos municípios, gerando emprego e renda.

O secretário adjunto executivo de Política Agrícola e Florestal da Sepror, Airton Schneider, que participou da Feira, destacou a importância do apoio do Governo no interior do estado. "O Governo do Estado e a Sepror abraçaram a causa para a realização da primeira ExpoUatumã, apoiando e incentivando os produtores com a estrutura instalada, oferta de vários cursos para os produtores locais e, assim, entendemos a importância da feira agropecuária que, além de ter o contato com os empreendedores da região, engloba os municípios próximos do baixo Amazonas", afirmou o secretário.

A programação de cursos, que iniciou na quarta-feira (03/08), teve a duração de três dias, contando com a capacitação de mais de 130 produtores rurais, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuário e Florestal (Adaf), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Prefeitura de São Sebastião do Uatumã.

Os cursos profissionalizantes ofertados foram: Projeto Prioritário da Mandioca e Macaxeira; Horta Caseira; Pecuária Leiteira no Amazonas; Pecuária Sustentável: da escolha da forrageira a implantação do pastejo rotacionado; Assistência Técnica, Extensão Rural, Políticas Públicas e Tecnologias na Agricultura Familiar; Energia Solar; Administração de Pequenas Propriedades Rurais; Projeto Prioritário do Café; Empreendedorismo e Febre Aftosa.

Para o pecuarista Antônio Fernandes de Almeida Neto, a feira agropecuária é importante para que o pequeno produtor possa ter acesso à genética, conhecimentos técnicos, além de expor seus animais. Ele ressaltou a importância do trabalho com o animal, da dinâmica de pecuarista para que o consumidor final tenha qualidade no leite e na carne consumidos.

"Chegar na feira para expor o trabalho de melhoramento genético, nutrição e sanidade dos animais é fundamental, para que todo pequeno produtor possa absorver isso e voltar para a sua região com uma ideia de que é possível trabalhar com produtos de qualidade, aplicando as técnicas aprendidas. E, ainda, que a Região Norte tem capacidade e técnica para melhorar ainda mais o seu trabalho no dia a dia", afirmou o pecuarista.

E para o produtor rural Raimundo Cândido, a capacitação aplicada pelos técnicos do Sistema Sepror vem contribuir com apoio e incentivo que o interior tanto precisa. "Somos gratos pelo apoio que o Governo e a Sepror têm dado ao nosso município, com apoio e incentivo ao produtor rural. Com certeza, os cursos farão muita diferença nos nossos empreendimentos", disse o produtor.

A Feira segue até o próximo este domingo (07/08), com a realização de atrações musicais, comidas regionais, exposição e venda de animais.

Apoio - Para realização da Feira, a Sepror destinou R$ 200 mil em recursos financeiros. O repasse dos recursos vai incentivar a comercialização de animais, equipamentos agrícolas e cursos profissionalizantes, para gerar renda aos produtores e aquecer a economia local, além de oportunizar o acesso desses produtores ao crédito rural e novas tecnologias de produção sustentável.