SOS Vicinais: obras do programa são retomadas na zona rural de Manaus

Serviços iniciaram pela comunidade Nova Jerusalém; meta é recuperar mais de 12 quilômetros de vicinais na região, beneficiando mais de 250 famílias

SOS Vicinais: obras do programa são retomadas na zona rural de Manaus

MANAUS - Com o fim do período chuvoso, as atividades do programa SOS Vicinais estão sendo retomadas no estado. Nesta quinta-feira (11/08), o Governo do Amazonas reiniciou as ações de recuperação de vicinais na zona rural de Manaus. As obras estão sendo retomadas a partir da comunidade Nova Jerusalém, localizada no Km 45 da rodovia estadual AM-010.

Na manhã desta quinta-feira, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) acompanhou o andamento das obras. Ao todo, 12,3 quilômetros serão recuperados. Segundo o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, as ações serão executadas em áreas específicas, por criticidade, apontadas pela comunidade do local.

"A gente vai recuperar aqui a ladeira, que não permite ao ônibus escolar levar a criança. A gente melhora um atoleiro com drenagem, faz limpeza lateral, para que melhore as condições daquele trecho intrafegável, aquelas "costelas de vaca", e garante a possibilidade de escoar essa produção rural sem quebrar o carro do produtor", explicou o secretário.

A recuperação da vicinal vai beneficiar mais de 250 famílias da região. Para o presidente da Associação de Moradores e Agricultores da Comunidade Rural Nova Jerusalém, Marcelino Menezes, os serviços realizados no ramal farão da comunidade uma potência na produção local.

A nossa produção consiste mais de granjas e outras variedades de hortifruti. A dificuldade era muito mais o ramal, e com essa vinda do SOS Vicinais talvez dê uma arrumada na situação. O produto vai chegar com maior qualidade, e nós vamos colocar o nome da comunidade Nova Jerusalém como um dos grandes produtores", afirmou.

Nos últimos quatro anos, a Sepror programou, somente na capital, um investimento de R$ 5.500.769,84 para a recuperação de ramais e vicinais da zona rural. Já foram recuperados 25 quilômetros de cinco vicinais, com previsão para recuperação de mais de 40 quilômetros de vicinais intrafegáveis, totalizando 74 quilômetros recuperados, beneficiando mais de 1.300 famílias.

O recurso que está sendo investido faz parte do pacote de obras do programa SOS Vicinais, além de recursos oriundos de Proposta Voluntária, totalizando R$ 55.789.160,50, em todo o estado.

SOS Vicinais

As melhorias promovidas pelo SOS Vicinais envolvem a realização de serviços como terraplanagem, limpeza nas laterais, remoção de material imprestável, escavação de material, compactação de aterro, regularização do subleito, sub-base e base.