CLIENTES tentam sair de loja Ikea, em Xangai, ao saber que ela entraria em lockdown da Covid-19

A motivação para o fechamento teria sido porque a loja recebeu uma pessoa que teve contato com uma criança de 6 anos que testou positivo para Covid-19, apesar de estarem assintomáticos.

CLIENTES tentam sair de loja Ikea, em Xangai, ao saber que ela entraria em lockdown da Covid-19

XANGAI (CH) - Clientes de uma loja de departamentos Ikea em Xangai, na China, forçaram a saída do estabelecimento neste sábado (13) após o anúncio de que o local seria fechado, com seus clientes dentro, por causa de suspeita de uma pessoa ter entrado em contato com um infectado por Covid-19.

Vídeos que circulam nas redes sociais chinesas mostram clientes empurrando seguranças em pânico enquanto o sistema de som anunciava que o shopping estava sendo fechado devido ao rastreamento de contato do COVID. (Veja acima)

O serviço ao cliente da Ikea confirmou no domingo que o shopping foi fechado devido às regras de contenção do Covid-19.

A motivação para o fechamento, segundo apuração da BBC, foi que a loja recebeu uma pessoa que teve contato com uma criança de 6 anos que testou positivo para Covid-19, apesar de estarem assintomáticos.

Não se tem informação de quantas pessoas estavam na loja no momento, mas segundo o jornal local Shanghai Daily, 400 pessoas tiveram contato direto com esse garoto e 80 mil pessoas foram rastreadas e requisitadas a realizarem um teste PCR.

Xangai, a cidade mais populosa da China, relatou cinco novas infecções locais da doença no sábado, todas assintomáticas, enquanto 2.467 casos transmitidos internamente foram relatados em todo o país.

A China está sob uma política chamada "Covid-zero", que visa impedir rapidamente que cada surto se espalhe. Os governos locais impuseram bloqueios mais curtos onde as pessoas são impedidas de movimentações desnecessárias por alguns dias ou semanas até que a situação fique controlada.

Xangai ampliou seu requisito semanal de teste COVID-19 e estendeu os testes gratuitos até o final de setembro, em uma tentativa de manter o vírus sob controle.

Em meio a esse controle rígido, existem relatos de pedidos de fechamento de urgência, inclusive em locais inusitados, como lojas, restaurantes e academias.