Movimentação de cargas nos portos cai 3,3% no primeiro semestre, diz Antaq

Movimentação de cargas nos portos cai 3,3% no primeiro semestre, diz Antaq
Setor movimentou 581,3 milhões de toneladas de janeiro a junho. Queda, a primeira desde 2019, foi motivada por 'lockdown' na China e desaceleração da economia global. Movimentação de cargas no Porto de Santos (SP).

Divulgação/Santos Port Authority

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou nesta segunda-feira (15) que o setor portuário brasileiro movimentou 581,3 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2022, valor que representa uma queda de 3,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O dado abrange a movimentação de cargas nos portos públicos e nos terminais privados. A última queda registrada no período havia sido no primeiro semestre de 2019, quando a movimentação caiu 2,9%.

Segundo a agência, a redução na movimentação de cargas registrada neste ano acontece devido às medidas de "lockdown" na China e também ao desaquecimento da economia mundial.

"Este ano, o primeiro semestre está fechando com um pequeno decréscimo que entendemos que ocorre principalmente em função dos problemas ocorridos nas China, em função de 'lockdown', de fechamento de indústrias, de portos. Isso impactou nas movimentações de granel sólido mineral e vegetal", afirmou o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.

"Nossos containeres também, cuja principal origem é a China, apresentaram uma redução no período", completou Nery.

Detalhamento

Segundo os dados apresentados pela agência, commodities como minério de ferro, soja e petróleo puxaram a queda na movimentação de granéis, como são chamadas as mercadorias transportadas sem embalagem e em grandes quantidades nos porões dos navios.

A queda de granel sólido foi de 4,4% no primeiro semestre, de granel líquido, 4,5%, e de contêineres, 4,4%. Houve aumento de movimentação somente da categoria de carga geral, de 18,6%, puxada por celulose.

Já em relação ao tipo de produto transportado, a queda foi de 6,4% para minério de ferro (movimentação de 161,9 milhões de toneladas), 5,6% para petróleo (92,2 milhões) e 11,2% para soja (72,1 milhões), os três principais produtos movimentados pelo setor portuário no Brasil, considerando o número de toneladas.

Somente a China, que apresentou restrições no início do ano, importa 60% do minério de ferro extraído no Brasil.

Ainda em relação ao tipo de produto, houve aumento apenas na movimentação de fertilizantes (alta de 14,1%, chegando a 18,9 milhões de toneladas), celulose (17%, 12 milhões) e resíduos de óleo de soja (24,2%, 9,8 milhões) no primeiro semestre.

Previsão para o ano

O diretor-geral da Antaq disse que a agência espera que a perda seja compensada no segundo semestre, de modo a fechar o ano com uma movimentação próxima da ocorrida em 2021, quando foi movimentada 1,214 bilhão de toneladas pelos portos brasileiros.

A projeção é que sejam movimentadas 631 milhões de toneladas no segundo semestre, encerrando este ano com 1,212 bilhão de toneladas movimentadas, uma queda de apenas 0,2% em relação ao ano passado.

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