IMAGENS de drone mostram importante rio quase seco na China onde o calor é intenso

IMAGENS de drone mostram importante rio quase seco na China onde o calor é intenso

CHINA - Imagens de drone mostraram nesta quinta-feira (18) um leito quase seco do rio Jialing, um afluente do rio Yangtzé, no sudoeste da China, em meio a uma seca sem precedentes em toda a região.

As chuvas na bacia de Yangtzé estão cerca de 45% abaixo do normal desde julho, e as altas temperaturas provavelmente persistirão por pelo menos mais uma semana, de acordo com previsões oficiais.

A onda de calor severa em toda a bacia causada por uma alta subtropical do Pacífico Ocidental maior do que o habitual, durou mais de dois meses, reduzindo o fornecimento de energia hidrelétrica e secando grandes extensões de terra arável. O rio Yangtzé sustenta cerca de um terço da população do país.

A China alertou na quarta-feira (17) que o período seco severo ao longo do Yangtzé poderia durar até setembro, à medida que os governos locais correm para manter o fornecimento de energia e encontrar água doce para irrigar as plantações antes da colheita de outono.

O governo chinês alertou para o risco crescente de clima extremo como resultado das mudanças climáticas, e as fortes chuvas continuam a afetar outras partes do país.