DIABOS-DA-TASMÂNIA nascem na Austrália continental 3 mil anos após desaparecimento

Considerado histórico, projeto que luta para retornar estes mamíferos ao país é comparado ao retorno bem-sucedido dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, na década de 1990. Filhote de diabo-da-tasmânia, um tipo de marsupial que corre o risco de extinção.

DIABOS-DA-TASMÂNIA nascem na Austrália continental 3 mil anos após desaparecimento

SYDNEY - (Austrália) - Os diabos-da-tasmânia (ou demônios-da-tasmânia) em estado selvagem desapareceram da parte continental da Austrália há cerca de 3 mil anos, mas grupos conservacionistas anunciaram, nesta terça-feira (25), que exemplares destes marsupiais reintroduzidos se reproduziram em estado natural.

Estes nascimentos trazem a esperança de que o esforço para sua preservação seja bem-sucedido.

Aussie Ark e outros grupos conservacionistas revelaram que sete desses mamíferos carnívoros nasceram em uma reserva selvagem de 400 hectares, em Barrington Tops, ao norte de Sydney.

Como uma molécula descoberta no Brasil pode salvar o diabo-da-tasmânia de extinção

Agressividade do diabo-da-tasmânia o torna propenso a ter tumores letais

A notícia chega menos de um ano depois que 26 exemplares adultos foram soltos no extenso santuário, que é cercado para protegê-los.

Os conservacionistas classificaram este projeto como "histórico", similar ao retorno bem-sucedido dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, na década de 1990.

"Uma vez que (os demônios) estavam de volta à selva, tudo dependia deles, o que era angustiante", comenta o presidente da Aussie Ark, Tim Faulkner.

"Ficávamos observando-os de longe até que chegou a hora de agir para confirmar o nascimento dos nossos primeiros filhotes selvagens. Foi um grande momento!", comemorou.

Os guardas florestais examinaram as bolsas (ou marsúpios) das fêmeas e encontraram os filhotes em "perfeito estado de saúde".

Os diabos-da-tasmânia pesam até 8 quilos e têm pelo preto, ou marrom. Alimentam-se de outros animais de seu ambiente, ou de cadáveres. Em geral, não são perigosos para os humanos.

Na Austrália continental, especula-se que eles tenham sido exterminados por matilhas de dingos (cães selvagens), há cerca de 3 mil anos.

Conhecidos por seu forte rugido, pelas mandíbulas poderosas e por sua ferocidade ao enfrentar adversários, seja por comida, ou por parceiros, os demônios são classificados como um espécie em perigo de extinção.

Calcula-se que cerca de 25 mil deles ainda vivam na ilha da Tasmânia.

A Aussie Ark pretende soltar mais diabos-da-tasmânia na reserva, nos próximos anos, junto com outras espécies. O objetivo é introduzi-los, posteriormente, em áreas sem cercas, onde enfrentarão um maior número de ameaças e perigos.