Museus de Palmas reabrem nesta quarta-feira (26) e visitas poderão ser feitas por agendamento

Memorial Coluna Prestes e Palacinho estavam fechados por conta da Covid-19. Nos dois museus haverá aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara.

Museus de Palmas reabrem nesta quarta-feira (26) e visitas poderão ser feitas por agendamento

Palmas (Tocantins) - O Museu Histórico do Tocantins, conhecido popularmente por Palacinho, e o Memorial Coluna Prestes ser√£o reabertos ao p√ļblico nesta quarta-feira (26). Os dois prédios que ficam na capital estavam fechados por conta do coronav√≠rus. Agora as visitas aos museus foram retomadas com protocolos de seguran√ßa e podem ocorrer, em grupos de até 10 pessoas, desde que seja feito um agendamento.

O funcionamento volta a ser de ter√ßa a s√°bado, das 8h às 17h, e aos domingos de 9h até 16h. Antes de entrar nos espa√ßos é necess√°rio fazer contato através do telefone (63) 3218-1669 e marcar o hor√°rio da visita.

Os museus costumam ser visitados por turistas, estudantes e comunidade em geral. Conheça mais dos dois lugares no fim da reportagem.

A Ag√™ncia do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que é respons√°vel por administrar os museus, afirmou que segue protocolos de seguran√ßa para garantir a sa√ļde dos visitantes e funcion√°rios.

Entre as medidas est√£o aferi√ß√£o da temperatura, disponibilidade de √°lcool em gel 70%, uso obrigatório de m√°scara e distanciamento f√≠sico. Além disso, as portas e janelas permanecer√£o abertas para garantir a ventila√ß√£o dos ambientes.

Os museus

O Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) foi o primeiro edif√≠cio constru√≠do em Palmas com o objetivo de ser sede do poder executivo do Governo do Tocantins.

Feito em madeira de jatob√°, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade. De l√° é poss√≠vel contemplar boa parte da cidade. Os visitantes também podem conferir as salas originais do gabinete do governador e outros órg√£os administrativos. No museu também h√° um sal√£o de exposi√ß√Ķes, a Capela Santa Rita de C√°ssia, dois anexos, sala multiuso e a sala de leitura.

J√° o Memorial Coluna Prestes, localizado na Pra√ßa dos Girassóis, traz a assinatura de Oscar Niemeyer. Inaugurado em 2001, a obra em concreto é marcada pelas curvas caracter√≠sticas do arquiteto renomado. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O acervo inclui fotografias, documentos e objetos pessoais.

O prédio ocupa uma √°rea de 570 m¬≤. No complexo h√° um auditório com 87 lugares, a escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", criada pelo artista pl√°stico Maur√≠cio Bentes para representar Luiz Carlos Prestes, e o monumento Dezoito do Forte de Copacabana.