GOVERNO do Amazonas impulsiona economia do interior com apoio às feiras agropecuárias

Marcando a retomada das feiras agropecuárias, o setor primário mostrou sua força na capital e no interior

GOVERNO do Amazonas impulsiona economia do interior com apoio às feiras agropecuárias

MANAUS - Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), as feiras agropecuárias dos municípios seguem a todo vapor, movimentando o setor primário e a economia do estado. Em 2022, marcando a retomada das feiras, após o período crítico da pandemia, foram injetados mais de R$ 5,2 milhões de recursos financeiros para a realização dos eventos.

Ao todo, os recursos foram distribuídos nos municípios de Rio Preto da Eva, Boa Vista dos Ramos, Parintins, Urucurituba, Nhamundá, Apuí, Japurá, Envira, Boca do Acre, Autazes, Humaitá, São Sebastião do Uatumã, Barreirinha e Itacoatiara.

"Com as feiras de exposição podemos trazer nossos produtos como o peixe, a farinha, laranja, laticínios, entre outros alimentos, para comercializarmos durante o evento. Isso vai gerar renda para nós produtores e nossa comunidade, além de impulsionar a economia do município de Autazes e do estado", afirma o produtor rural Raimundo dos Santos. Ele participou da 23ª Exposição Agropecuária de Autazes, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de setembro.

Ainda este ano ocorrerão a 15ª Exposição Agropecuária de Barreirinha (Expobae); a 5ª Feira do Pirarucu Manejado e Produtos Agrícolas do município de Japurá; e a 36ª Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin).

De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, investir mais em feiras, eventos e gerar negócios para o setor estava previsto no planejamento do Programa Agro Amazonas. "Foi necessário agir rápido para motivar os produtores rurais e retomar as atividades econômicas, gerando empregos e renda, após o período crítico da pandemia. Graças a Deus conseguimos atingir essa meta de retomar as feiras agropecuárias na capital e interior", disse o secretário.

Balanço

Em 2021, após os avanços na vacinação contra a Covid-19 na população amazonense, as feiras de exposições agropecuárias voltaram a receber a população. Nos municípios de Beruri, Parintins, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, foram repassados mais de R$ 1 milhão para apoiar os eventos.

Em 2020, as atividades foram suspensas devido à pandemia causada pelo Covid-19. E em 2019, foram investidos recursos financeiros em aproximadamente R $1,3 milhão distribuídos nos municípios de Rio Preto da Eva, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Itacoatiara, Apuí, Barreirinha, Humaitá, Manicoré, Parintins e Tabatinga.

Em quatros anos, mais de R $7,6 milhões foram investidos nas exposições agropecuárias nos municípios do Amazonas. O evento oportuniza aos produtores rurais acesso ao crédito rural, novas tecnologias de produção sustentável, cursos de capacitação, exposição de animais, entretenimento, vendas de equipamentos e produtos regionais.

Expoagro

Após seis anos sem evento, o Governo do Amazonas também retomou, em 2019, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte, a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). A feira, que se tornou tradicional, beneficia agricultores, pecuaristas, pescadores, piscicultores, produtores rurais, comerciantes de alimentos e bebidas, e empresas do setor, incluindo empreendedores de outros estados.