Perspectivas para eleições de meio de mandato desanimam Casa Branca de Biden

Perspectivas para eleições de meio de mandato desanimam Casa Branca de Biden
Pesquisas recentes mostraram que os democratas, que já tiveram uma vantagem confortável em algumas corridas para o Senado, estão no fio da navalha, e as eleições para o Senado, que foram consideradas disputas entre os dois partidos, agora se inclinam para o lado republicano, à medida em que persiste a inflação alta no país. EUA estão a um mês da votação de meio de mandato

O governo do presidente Joe Biden está pouco otimista em relação às eleições de meio de mandato nos Estados Unidos. O Partido Democrata pode perder o controle da Câmara dos Deputados e do Senado, dizem dirigentes do governo.

Pesquisas recentes mostraram que os democratas, que já tiveram uma vantagem confortável em algumas corridas para o Senado, estão no fio da navalha, e as eleições para o Senado, que foram consideradas disputas entre os dois partidos, agora se inclinam para o lado republicano, à medida em que persiste a inflação alta no país.

Imagem do prédio do Capitólio, em Washington, nos EUA

Ken Cedeno/Reuters

A Câmara dos Deputados, que Biden e alguns aliados e conselheiros previram que os democratas poderiam manter no início deste ano, está decididamente balançando para os republicanos, dizem analistas de pesquisas, incluindo o FiveThirtyEight.

Perder o controle de uma ou ambas as casas do Congresso moldará profundamente os próximos dois anos da presidência de Joe Biden, com a expectativa de que os republicanos bloqueiem projetos de lei sobre licença familiar, aborto, policiamento e outras prioridades de Biden enquanto pressionam novas leis para conter a imigração e os gastos, usando o teto da dívida como alavancagem.

Biden previu em maio que seus colegas democratas teriam ganhos tanto na Câmara quanto no Senado, mas reconheceu na semana passada que a corrida ficou mais apertada. "Está indo e voltando com eles à frente, nós à frente, eles à frente", disse Biden, acrescentando que as pesquisas estavam "espalhadas para todos os lados", e que ele achava que elas apontariam para os democratas mais uma vez antes das eleições do dia 8 de novembro.

A Casa Branca, embora realista, aderiu publicamente a essa mensagem de esperança. Um conselheiro de Biden afirmou que o presidente e seus assessores sentem que têm uma forte chance de manter ambas as câmaras e que estão focados em fazer o possível.

Veja os vídeos mais assistidos do g1