SEPROR realiza reunião de grupo de trabalho do Plano ABC+ para conhecer experiência do TO

Primeiro encontro teve palestra de representante do Tocantins, estado que é referência na baixa emissão de carbono.

SEPROR realiza reunião de grupo de trabalho do Plano ABC+ para conhecer experiência do TO

MANAUS - A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou nesta quinta-feira (10/11) reunião com representantes de órgãos envolvidos na elaboração do Plano Agropecuária de Baixo Carbono - ABC+, que visa uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura. A pauta deste primeiro encontro foi uma palestra do Gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Secretaria de Agricultura do estado do Tocantins, Marcello Marcelino, onde o Plano já está em execução desde 2012 e tornou-se referência no Brasil com os resultados obtidos.


Marcelino considerou o evento como uma grande oportunidade para apresentar os principais projetos, ações e resultados do ABC+ de Tocantins.

"Esperamos que isso possa nortear o Amazonas na elaboração de seu plano regional, e para tanto estamos a caminho de firmar um termo de cooperação entre os dois estados para que possamos dar continuidade a este trabalho", disse o representante tocantinense.


Participaram da reunião os representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas (SFA-MAPA), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Banco do Brasil (BB), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Fundação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).


Para Paulo Carvaletti, titular da Sect, "o que ouvimos hoje nesta palestra de Marcello Marcelino é que a agricultura de baixo carbono é atualidade e é o futuro do setor, é a sustentabilidade, e o Amazonas tem longo caminho a percorrer para levar isso ao produtor, ao ribeirinho, às comunidades indígenas, sob o olhar de todo o mundo."


Por sua vez, Guilherme Pessoa, titular da SFA-MAPA considerou importante o evento, uma vez que o Amazonas tem de promover seu programa estadual dentro do que prevê o ABC+ visando a redução do gás carbônico.

"Conhecendo a experiência exitosa do Tocantins, trouxemos o coordenador daquele estado para nos mostrar o que tem sido feito e nos ajudar na elaboração de um cronograma com efetivo alcance para que, sob a coordenação da Sepror, possamos colocar o Amazonas em atendimento à demanda mundial pela sustentabilidade via Plano ABC+", disse o representante do MAPA.


Sustentabilidade - O Brasil se tornou ao longo das últimas décadas uma potência mundial na produção agropecuária. A tendência ainda é de crescimento, e novas áreas são agregadas ao sistema de produção de grãos a cada ano. Mas chegamos a um ponto de continuar crescendo esta produção, sem ocupar áreas oriundas de desmatamentos e contornando as adversidades climáticas tão comuns nos nossos dias. A paisagem no campo vem mudando, e onde antes se viam áreas destinadas à pecuária, hoje vemos plantio de grãos. Aliadas a isso, as tecnologias resultantes de pesquisas permitiram o aumento da produtividade em todos os tipos de exploração agropecuária. Assim, produzimos cada vez mais sem que haja o aumento de áreas para cultivo. Mas o grande desafio é manter esta produção de forma sustentável. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, aos objetivos da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas, que busca o desenvolvimento sustentável.

Plano ABC - A Embrapa possui décadas de pesquisa científica em temas de grande impacto para o setor agropecuário nacional. Esta publicação aborda uma visão geral sobre os impactos do clima na agricultura, as ações governamentais e políticas públicas existentes para enfrentar esses desafios, tais como o Plano para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) e, por fim, tecnologias para que esta agricultura de baixa emissão de carbono de fato ocorra. São tecnologias como conservação de solos, sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Conhecer mais sobre elas nos capacitará a atuar no campo da produção agropecuária com foco na sustentabilidade, o que coloca o Brasil na vanguarda do agronegócio mundial.