São Luís inicia vacinação de profissionais da comunicação contra a Covid-19

São Luís inicia vacinação de profissionais da comunicação contra a Covid-19
A princípio, a vacinação está sendo realizada nas empresas de comunicação da capital. Profissionais da Comunicação começam a ser vacinados no MA

O Governo do Maranhão deu início, neste sábado (29), a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de imprensa nas empresas de comunicação da capital. A princípio, a vacinação está sendo realizada nas empresas, mas de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses também serão aplicadas no IEMA (antigo Cintra), na capital.

Jornalistas e colaboradores do Grupo Mirante receberam a primeira dose da vacina logo pela manhã. Janaína Bordalo e Giovanni Spinucci foram os primeiros a receber a proteção contra a Covid-19.

Além dos profissionais que trabalham em veículos de comunicação, também podem se vacinar assessores de imprensa, publicitários e demais profissionais da imprensa. Moisaniel Santos, que trabalha como porteiro na Mirante, falou sobre o sentimento de gratidão após ser vacinado.

"Esse momento era muito apreensivo, como a gente está trabalhando na linha de frente, isso é muito importante, nós estávamos ansiosos por este momento. Agora é só gratidão" disse.

Moisaniel Santos, porteiro da Mirante.

Reprodução/TV Mirante

O repórter Alex Barbosa falou sobre o alívio após receber as primeira dose da vacina e destacou que agora os profissionais da comunicação poderão trabalhar com um pouco mais de segurança e tranquilidade.

"Nós perdemos muitos colegas, profissionais da imprensa, gente que estava na linha de frente. É um momento de alívio, momento que a gente pode dizer que agora vamos poder trabalhar com um pouco mais de segurança e um pouco mais de tranquilidade para poder mostrarmos para as pessoas o que está acontecendo. A gente sempre está em cima das notícias, em cima dos fatos e em um momento como este a imprensa é fundamental. Informação também é salvar vidas. E a gente tem ajudado a salvar vidas e agora estamos dando um passo para que as nossas sejam salvas", comemorou.

Os profissionais que estavam o tempo todo nas ruas, como os repórteres, cinegrafistas, motoristas buscando informações para a sociedade, a notícia com precisão, a verdade sobre a pandemia e como se proteger da Covid-19, esperaram pela vacina por mais de quatro meses.

"Ver todos agora vacinando, um público nosso de trabalhadores que não pararam em nenhum momento durante a pandemia. Nós somos um grupo extremamente essencial, porque a notícia é essencial nesse momento de pandemia, então pra gente é um momento muito gratificante", disse Danielle beckman, diretora de RH do Grupo Mirante.

A presidente do Grupo Mirante, Teresa Sarney, e a chefe de redação do jornalismo Eveline Cunha receberam os secretários estaduais de Saúde, Carlos Lula, e de Comunicação, Ricardo Cappelly, que pela manhã visitaram as empresas que começaram a vacinar os funcionários.

A presidente do Grupo Mirante, Teresa Sarney, e a chefe de redação do jornalismo Eveline Cunha receberam os secretários estaduais de Saúde, Carlos Lula, e de Comunicação, Ricardo Cappelly.

Reprodução/TV Mirante

"A batalha contra o coronavírus é uma batalha contra o vírus, mas também é uma batalha pela informação de qualidade. O governo do estado está ampliando leitos, está se mobilizando para ampliar a vacinação, mas é muito importante nesse processo a colaboração e a participação da sociedade, que todos usem máscara, evitem aglomerações e mantenham as mãos limpas. E para que essas informações e essa parceria com a sociedade possa funcionar adequadamente, o papel dos profissionais de comunicação é decisivo. São os profissionais de comunicação que levam as orientações para a população, que informam a importância da vacinação. Não só a primeira dose, mas a segunda também e toda imprensa tem nos ajudado nessa comunicação. O profissionais de comunicação estão na linha de frente do combate ao coronavírus", afimou Ricardo Cappelly, da Secretaria de Estado da Comunicação.

A inclusão dos profissionais de comunicação como prioridade na vacinação sempre foi uma reivindicação da categoria. Segundo Eveline Cunha, chefe de redação da TV Mirante, esse momento foi uma conquista muito grande para todos.

"A gente está muito contente, foi uma vitória da categoria e a gente vai continuar com o nosso trabalho e com o nosso esforço para levar informação. Nesse momento é isso que a gente precisa. A gente precisa de cuidado, muita atenção, usar máscara e lavar as mãos, se vacinar. Vamos continuar fazendo isso e levando informação porque foi uma conquista muito grande para todos", destacou.

Os profissionais de comunicação ainda não foram incluídos no Plano Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, vacinação que tá sendo feita só foi possível porque existe reserva técnica para garantir a imunização em outros grupos que considera prioritário.

"A gente já tinha pontuada a necessidade de vacinar esse público específico, considerado serviço essencial, não parou durante a pandemia inteira, se expôs junto com os profissionais de saúde, inclusive fazendo coberturas dentro de hospitais, dentro de UTI, em áreas de Covid. A gente sabia da necessidade e importância de vacina-los. Então a gente teve esse possibilidade nesse momento que a gente acelera a vacinação no estado e compreendemos a importância de ser um dos primeiros estados a vacinar os profissionais da imprensa. É uma demanda justa e necessário a se fazer para proteger esse público específico", afirmou o secretrario.

Matéria realizada sob supervisão de Rafael Cardoso, G1 MA*