Wilson Lima entrega certificados para bombeiros mirins formados no Amazonas

Turma deste ano, que leva o nome do governador, é formada por estudantes da rede pública e privada de Manaus e do interior

A turma é composta por crianças e adolescentes das redes pública e privada de Manaus e outras 10 cidades do interior. FOTO: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima entregou, na manhã desta sexta-feira (18/11), certificados de conclusão para 730 novos formandos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A turma de bombeiros mirins, que leva o nome do governador do Amazonas, é composta por crianças e adolescentes das redes pública e privada de Manaus e outras 10 cidades do interior.

“Esse projeto me deixa muito feliz, porque é algo que muda a vida das pessoas, não só em Manaus, mas no interior. É uma honra muito grande receber essa homenagem que me prestam, mas isso aumenta a responsabilidade que temos de levar isso a mais pessoas. O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais confiáveis que temos, estão 24 horas por dia preparados. Aos novos bombeiros mirins, parabéns, e tenho certeza que estão no caminho certo”, destacou Wilson Lima, acrescentando que já pensa em ampliar o projeto.

Em Manaus, a formatura aconteceu no Comando Geral dos Bombeiros, no bairro Petrópolis, zona sul. Os 250 formandos que participaram da solenidade pertencem aos quartéis da capital e de Iranduba. No interior, a formatura foi realizada simultaneamente em Iranduba e Distrito do Cacau Pirêra, Manacapuru, Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Tefé e Novo Airão.

“Quero agradecer pela oportunidade. Meu filho era uma criança muito introspectiva, e essa formação possibilitou a ele a questão da socialização, da ética e da moral. O trabalho dos bombeiros é muito bonito, meu filho é mais alegre e agora digo que ganhamos mais uma família”, reconheceu a autônoma Emanuelle Pereira, de 43 anos, mãe do bombeiro mirim Edson Lima, 12, recebendo um abraço e os parabéns do governador.

Edson Lima, bombeiro mirim, e a mãe, Emanuelle Pereira, com o governador Wilson Lima. FOTO: Diego Peres/Secom

Durante a formatura em Manaus, as crianças e adolescentes realizaram um simulado de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e de combate a incêndio, mostrando na prática parte do que aprenderam durante o segundo semestre de 2022 nos quartéis dos bombeiros no contraturno escolar.

“É muito bom porque a gente aprende muito, se desenvolve. Agradeço muito a todos que me ensinaram. Aprendi muito nesses quatro meses que passei. O que mais aprendi foi respeito e disciplina, além de coisas muito úteis que os bombeiros fazem”, disse a bombeira mirim Isabelle da Costa Sena, 14, do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Formação

Isabelle da Costa Sena, bombeira mirim, recebe certificado das mãos do governador Wilson Lima. FOTO: Diego Peres/Secom


Os alunos matriculados tiveram a oportunidade de compor neste segundo semestre do ano a nova turma. Eles estudaram no período matutino, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h15 às 11h15, e ainda puderam frequentar a escola em período que não coincidisse com o horário do programa.

“Não poderia deixar de fazer uma saudação especial aos pais, que são os grandes vetores de transformação dessas crianças. Além disso, nosso governador é um grande incentivador deste projeto, que implantamos de forma inédita. Por isso, nossa gratidão a todos pela confiança”, destacou o coronel Orleilso Muniz, comandante-geral do CBMAM.

Durante o período em que estiveram sob a responsabilidade de ensino do CBMAM, os novos bombeiros mirins tiveram uma grade curricular, ministrada pelos militares, composta de aulas de conteúdo teórico e prático.

Estavam previstas, no conteúdo programático curricular, aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Houve ainda, durante o programa do Proebom, conteúdo formativo de educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, recreação, atividades culturais, filmes e passeios.