Vacinação contra a Covid-19 para idosos na Venezuela começa com longas filas e ritmo lento

Vacinação contra a Covid-19 para idosos na Venezuela começa com longas filas e ritmo lento
Venezuelanos reclamam de falta de informação. Governo culpa sanções dos EUA para falta de vacinas. Idosas aguardam nesta segunda-feira (31) em fila perto de hotel em Caracas, na Venezuela, para serem vacinadas contra a Covid-19

Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Centenas de idosos e profissionais de saúde passaram horas em longas filas nesta segunda-feira (31) para tomar a vacina contra o coronavírus na Venezuela, país cujo plano de imunização tem sido abalado por problemas de pagamentos e disputas políticas.

VEJA TAMBÉM: Maduro aguarda mais 5 mi de vacinas para junho

O governo do presidente Nicolás Maduro afirmou por meses que era incapaz de pagar pelas vacinas devido às sanções aplicadas pelos Estados Unidos, mas anunciou no mês passado que conseguiu verbas para entrar no consórcio global Covax.

Leia também sobre a pandemia na América do Sul

Peru revisa número de mortes e se torna o país com mais óbitos por milhão

Por que a Argentina desistiu da Copa América

Especialistas criticam decisão da Conmebol em levar Copa América ao Brasil

Idosa recebe vacina contra o coronavírus em Caracas, na Venezuela, nesta segunda-feira (31)

Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

A campanha começou oficialmente no fim de semana, e utiliza vacinas disponibilizadas pela Rússia e pela China. Antes, a imunização estava restrita a profissionais da saúde. Dados da Reuters mostram que apenas 1,1% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina até agora.

"Um pouco mais de informação é necessário. Ficamos bem confusos, o que é esperado devido à impaciência", disse Luis González, de 90 anos, aposentado, após tomar a primeira dose da vacina russa Sputnik V na segunda-feira no Hotel Alba, que é de propriedade do governo venezuelano, em Caracas.

Aglomeração é registrada em frente a posto de vacinação contra a Covid-19 em hotel em Caracas, na Venezuela, nesta segunda-feira (31)

Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

A duas quadras do hotel, a dona de casa Coromoto Terán, de 47 anos, estava na fila após saber da iniciativa por seus vizinhos. Mas ao chegar até o hotel, ficou sabendo que não tinha "o direito à vacinação", já que não é profissional de saúde ou idosa, os dois grupos populacionais prioritários no momento.

O Ministério da Saúde da Venezuela não forneceu detalhes sobre o número total de pessoas vacinadas. O Ministério da Informação não respondeu imediatamente a um pedido por comentários.

Veja no VÍDEO abaixo: Venezuela se ofereceu para sediar Copa América antes do Brasil

Copa América: além do Brasil, Venezuela se ofereceu para realizar campeonato