Produtor faz plantio experimental de café robusta amazônico em Roraima

Produtor faz plantio experimental de café robusta amazônico em Roraima
Variedade é sucesso em Rondônia. Plantação experimental vai determinar quais plantas mais se adaptam ao clima e solo roraimense. Produtor aposta em café robusta amazônico em Roraima

O advogado Sadi Cordeiro Oliveira, decidiu investir no plantio de café há dois anos, pouco tempo após comprar uma propriedade na região do Água Boa, na zona Rural de Boa Vista. A escolha foi depois de uma conversa com engenheiro agrônomo, mas, segundo o produtor rural, a decisão contou também com um pouco de teimosia.

"Eu sou um cara apaixonado pelo que eu faço, e aqui no café a gente resgata aquele amor à terra. Então, a gente traz essa paixão, essa teimosia e esse investimento também. No final, vai dar certo", disse.

Para dar certo o investimento está sendo alto. Depois de um estudo com o engenheiro agrônomo, Sadi decidiu apostar no café robusta amazônico, produzido em Rondônia, um dos maiores produtores da fruta no país. Na primeira tentativa, Sadi tentou plantar por conta própria, mas fracassou. Ele então, foi buscar apoio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"A Embrapa se dispôs a fornecer as estacas (mudas). A Embrapa Rondônia forneceu o produto, chegou de avião, e imediatamente foi para estufa da sede em Roraima. Lá, foi feito tratamento, e depois de 150 dias, veio para estufa do sítio. Aqui foi feita a aclimatação e depois a implantação em solo", explicou Sadi.

Advogado e produtor rural, Sadi Cordeiro

Reprodução/Roraima Rural

Hoje são mais de dois mil pés plantados, e agora, ocorreu a primeira poda da produção. Apesar de não ser o período ideal, também foi feita colheita em algumas plantas. Os grãos colhidos vão servir como fonte de informações sobre o café em desenvolvimento.

Na área, está sendo analisada a adaptação de pelo menos 17 composições genéticas do robusta amazônico, um híbrido dos cafés conilons e robustas, desenvolvidos especialmente para as condições amazônicas.

"Esses genótipos são materiais genéticos superiores, selecionados pela Embrapa de Rondônia. São materiais altamente produtivos e resistentes a pragas e doenças. Estamos testando para ver quais são os que mais se adaptam as nossas condições e são mais produtivos", comenta Sadi.

Café robusta amazônico é aposta de produtor rural em Roraima

Reprodução/Roraima Rural

O robusta amazônico deu certo em Rondônia. O café produzido por lá, é resultado de mais de 40 anos de trabalho com genética e manejo. Hoje, o estado detém 80% da produção da Amazônia.

Em Roraima, o cultivo de café ainda dá os primeiros passos. Recentemente, a Embrapa Roraima criou um polo cafeeiro no estado, para incentivar o plantio.

Na área experimental de Sadi, em Boa Vista, os primeiros os resultados preliminares são positivos. Alguns materiais vêm se adaptando e mostrando uma maior resistência à pragas e a doenças, além de alta produtividade.

Na plantação, o objetivo é determinar quais plantas alcançam mais produtividade, se adaptam as condições edafoclimáticas como clima e solo do estado, e claro, produzem os melhores grãos.

Dos cafés que melhor alcançarem os resultados desejados, serão produzidas mudas. O objetivo é comercializá-las para produtores da agricultura familiar e, assim, incentivar a produção da cultura ou até desenvolver uma variedade de café, com nome que remeta à Roraima.

"Nós acreditamos na cultura. A gente espera ter mais que uma variedade, quem sabe até uma variedade café do lavrado. A partir de então, demonstrar a viabilidade da cafeicultura para pequena propriedade", pontuou Sadi.

Objetivo é incentivar produção de café em Roraima

Reprodução/Roraima Rural