Governo anuncia ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo como embaixador para o clima

Governo anuncia ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo como embaixador para o clima
Ministro das Relações Exteriores no governo Dilma, Figueiredo representará o Brasil no diálogo com outros países e organismos internacionais para assuntos relacionados à mudança climática. Luiz Alberto Figueiredo, em foto de 2016.

Alexandre Durão/G1

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira (17 ) o diplomata Luiz Alberto Figueiredo como embaixador extraordinário para Mudança do Clima.

Figueiredo foi ministro das Relações Exteriores no governo Dilma Rousseff e já atuou como embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas, em Portugal e nos Estados Unidos.

Conforme o Itamaraty, à frente do novo cargo, Figueiredo deverá representar o Brasil em diálogos internacionais sobre o clima.

"O embaixador Figueiredo deverá complementar a representação de alto nível do Brasil em eventos internacionais, bem como distribuir para a divulgação do engajamento brasileiro no combate à mudança do clima", afirmou o Itamaraty.

O cargo de embaixador para o clima foi criado pelo governo Lula e se assemelha ao posto de enviado especial para o clima do governo dos Estados Unidos, atualmente ocupado por John Kerry, e atua como uma espécie de conselheiro do governo para as questões climáticas.

Após ter vencido o então presidente Jair Bolsonaro nas urnas, o então presidente eleito Lula chegou a convidar Marina Silva para a função, mas ela recusou, e Lula, então, a convidou a assumir o Ministério do Meio Ambiente.

VÍDEOS: notícias de política