Harry e Meghan são convidados para a coroação de Charles III no Reino Unido

Harry e Meghan são convidados para a coroação de Charles III no Reino Unido
Casal têm criticado duramente a família real britânica em documentários e entrevistas. Recentemente, os dois foram despejados da residência real em que moraram após o casamento. Harry e Meghan durante funeral da rainha Elizabeth II em Londres

Danny Lawson / POOL / AFP

O príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle foram convidados para a coroação do rei Charles III, informou o The Sunday Times neste domingo (5). O casal, que mora nos Estados Unidos desde 2020, ainda não informou se comparecerá.

De acordo com um porta-voz do casal, citado pelo jornal britânico, o príncipe Harry "recebeu recentemente um e-mail do gabinete de Sua Majestade sobre a coroação" de Charles III, que será realizada em 6 de maio.

"No momento, a decisão imediata sobre a presença do duque e da duquesa não será comunicada por nossa parte", garantiu o porta-voz.

A volta do duque e da duquesa de Sussex ao Reino Unido para assistir à coroação foi um assunto bastante comentado pela imprensa britânica, sobretudo após os violentos ataques do casal contra a família real.

Depois de um documentário lançado em dezembro na Netflix, Harry publicou no início de janeiro seu polêmico livro de memórias "O que sobra", no qual narra uma adolescência marcada por drogas e detalha a deterioração das relações com seu pai, o rei Charles III, e seu irmão, o príncipe William.

Em uma longa conversa com um médico especialista em traumas divulgada na internet no sábado (4), Harry criticou novamente a família real.

"Durante toda a minha vida, desde a juventude, me senti um pouco diferente do resto da minha família", contou ao médico Gabor Maté.

Por ter nascido em uma "família dividida", agora o príncipe disse que tenta criar seus filhos Archie e Lilibet de maneira que seus "traumas" não sejam transmitidos.

"Me sentia estranho" neste ambiente "e sei que minha mãe sentia o mesmo", disse ele, referindo-se a princesa Diana.

Casal despejado

O príncipe Harry e sua esposa Meghan foram convidados nesta semana a desocupar o Frogmore Cottage, mansão que eles usavam quando estavam no Reino Unido.

Harry e Meghan se mudaram para Frogmore Cottage dentro do terreno de propriedade do rei no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, após seu casamento em 2018.

Depois de deixarem seus deveres reais em 2020, eles se mudaram para a Califórnia para construir nova vida e carreira, mas Frogmore Cottage continuou sendo sua base britânica. Eles também concordaram em devolver os 2,4 milhões de libras (aproximadamente R$ 15 milhões) do dinheiro dos contribuintes gastos na reforma da casa.

Harry e Meghan raramente voltaram ao Reino Unido desde sua partida para os EUA, mas usaram Frogmore nas poucas ocasiões em que estiveram lá, como nas comemorações do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II no ano passado.

Segundo o jornal The Sun, o Frogmore Cottage foi oferecido pelo monarca a seu irmão, o príncipe Andrew, que foi forçado a deixar sua função na realeza por causa de relacionamento com o criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein.

Detalhe do Frogmore Cottage, que fica no oeste de Londres e era a residência real do casal Harry e Meghan no Reino Unido.

PA via AP