22 migrantes morrem em naufrágio perto de Madagascar

22 migrantes morrem em naufrágio perto de Madagascar
23 foram resgatados com vida em Ambanja, no norte do país. Imagem de arquivo mostra pier e praia de Madagascar em 30 de dezembro de 2022

Gregoire Merot/AFP

Vinte e dois migrantes em um barco para a ilha francesa de Mayotte, no Oceano Índico, morreram em um naufrágio na costa de Madagascar no sábado, anunciaram as autoridades marítimas do país africano nesta segunda-feira (13).

"Quarenta e sete pessoas tomaram o navio ilegalmente com a intenção de chegar a Mayotte", disse a Autoridade Portuária, Marítima e Fluvial de Madagascar (APMF) em um comunicado.

"O navio virou. Vinte e três passageiros foram salvos. Vinte e dois corpos sem vida foram recuperados", acrescentou o comunicado.

O naufrágio ocorreu no distrito de Ambanja, no extremo norte de Madagascar. A costa mais próxima da grande ilha fica a pouco mais de 350 km do departamento francês de Mayotte.

A marinha, a gendarmeria, a alfândega e também simples pescadores participaram das operações de resgate, segundo a APMF.

Naufrágios de pequenos barcos pesqueiros motorizados usados por contrabandistas ocorrem frequentemente na rota marítima Madagascar-Mayotte, que faz parte do arquipélago das Comores.

Muitos migrantes africanos tentam todos os anos chegar ao arquipélago, cuja metade da população é estrangeira. A ilha comoriana de Anjouan fica a apenas 70 km de Mayotte, território francês.