SEMINÁRIO APOIADO PELO GOVERNO DO AMAZONAS DEBATE AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

Uma série de ações estão programadas para ocorrer durante os dois dias de evento, que será realizado em formato híbrido (presencial e online), como palestras, mesas redondas e exposição de banners.

SEMINÁRIO APOIADO PELO GOVERNO DO AMAZONAS DEBATE AGROECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

MANACAPURU (AM) - A primeira edição do Seminário de Agroecologia e Sustentabilidade na Amazônia ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). O evento que recebe fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e visa reunir profissionais, produtores rurais locais e estudantes para debater temas gerais e da atualidade sobre o cenário da agroecologia.

Uma série de ações estão programadas para ocorrer durante os dois dias de evento, que será realizado em formato híbrido (presencial e online), como palestras, mesas redondas e exposição de banners. A ação recebe fomento via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), da Fapeam, edital Nº 002/2022.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição para a modalidade online, por meio do link: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-agroecologia-e-sustentabilidade-na-amazonia-330520/.

A agroecologia é a ciência que fornece princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas produtivos, visando um ambiente sustentável, justo e economicamente viável.

Um dos temas a serem discutidos será a importância da produção agroecológica para a promoção de um ambiente produtivo e ao mesmo tempo sustentável, buscando contribuir para redução do uso de agrotóxicos, desmatamento acelerado e desequilíbrio ambiental.

Para a coordenadora do evento, a doutora em Biotecnologia, Raquel Correa, da UEA, campus Manacapuru, o evento irá permitir a troca de informações nas áreas de ciência e tecnologia, no que se diz respeito à produção animal e vegetal, com princípios agroecológicos, assim como a formulação de novas estratégias que poderão ser úteis para elaboração de políticas públicas, visando o bem-estar ambiental e social.

"Esperamos que as divulgações de pesquisas científicas contribuam para atualização de profissionais e produtores presentes", destaca Raquel Correa.

Parev

O edital apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

"A Fapeam mais uma vez oportuniza a realização de um grande evento de importância científica e tecnológica no interior do estado. Por meio da fundação, a atualização científica tem chegado às cidades do interior. Essa ação valoriza estudantes e profissionais do estado, além de divulgar as pesquisas realizadas", finalizou a pesquisadora.

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam