Rita Lee dará nome ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro

O Boulevard Olímpico instalado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, vai ser chamado de Parque Rita Lee.

Rita Lee dará nome ao Parque Olímpico do Rio de Janeiro

O Boulevard Olímpico instalado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, vai ser chamado de Parque Rita Lee. O decreto com a homenagem à cantora e compositora, que morreu no último dia 8, foi publicado na edição desta quarta-feira (24) pela prefeitura do Rio.

O texto assinado pelo prefeito Eduardo Paes destaca a relevância da artista para a arte do Brasil, considerando a importância de Rita Lee no cenário artístico nacional, em especial pela multiplicidade de talentos da Rainha do Rock; o seu perfil irreverente e libertário que, refletido em suas canções, a caracterizam como uma das mulheres mais influentes do país; a relação apaixonada da artista com esta Cidade, na qual revelou o seu afastamento dos palcos, mas nunca da música".

O decreto destacou o texto que vai caracterizar o parque: "Rita Lee - (1947-2023) Multi-instrumentista, cantora e compositora, precursora do rock brasileiro, irreverente e inspiradora, fez um monte de gente feliz".

De acordo com a prefeitura, as obras de construção da área começaram em fevereiro, durante uma visita do prefeito e da ministra do Esporte, Ana Moser, ao local, cujo projeto é considerado pelo município como mais um legado olímpico.

"Como previsto no plano de legado da prefeitura, o Parque Rita Lee, por onde passaram atletas, torcedores, e que nos últimos anos recebeu a cidade do Rock In Rio, é uma área de 36 mil metros quadrados e vai ser transformado em um parque público natural", informou a prefeitura em nota.

Conforme a prefeitura, por meio do Parque Rita Lee, será possível acessar todas as principais áreas do parque, como as arenas, os terraços e o Live Site, esplanada destinada a eventos em frente à Lagoa de Jacarepaguá. Além disso, terá uma área arborizada com equipamentos para várias atividades.

"O Parque vai ganhar um bosque com mais de 900 árvores e 16 mil arbustos, quadras esportivas, praças, reforma do skate park, praça molhada e pisos coloridos. Haverá ainda novos mobiliários urbanos, como 465 mesas e cadeiras, 27 brinquedos infantis, 14 aparelhos de ginástica e 14 bicicletários", revelou.