GOVERNO DO AMAZONAS PROMOVE O 1º ENCONTRO DE AVICULTORES DO CAREIRO

"A determinação do Governador Wilson Lima é promover o setor produtivo e garantir as condições para que o avicultor possa conquistar o Selo de Inspeção Estadual (SIE), abrindo oportunidades a novos mercados em qualquer região do Amazonas"

Na ocasião, foi entregue um registro para a Granja Melo (FOTO: Divulgação/Sepror)

Na ocasião, foi entregue um registro para a Granja Melo (FOTO: Divulgação/Sepror)

CAREIRO (AM) - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), promoveram, neste sábado (17/06), o I Encontro de Avicultores do Careiro (distante 88 quilômetros da capital).

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirmou que este 1º encontro é a forma adequada de comprovar que o Amazonas pode produzir alimentos de forma sustentável, para atender o mercado consumidor de Manaus e dos municípios da região metropolitana.

"Parabenizo os avicultores aqui presentes, que saíram de suas casas do seio se suas famílias, e vieram até aqui para ouvir os técnicos do Sistema Sepror, para buscar mais conhecimento e produzir de forma legal. A determinação do Governador Wilson Lima é promover o setor produtivo e garantir as condições para que o avicultor possa conquistar o Selo de Inspeção Estadual (SIE), abrindo oportunidades a novos mercados em qualquer região do Amazonas", ressalta Petrucio.

Estiveram presentes mais de 30 avicultores que já atuam na atividade de produção de ovos e outros interessados em iniciar na produção rural no município. O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Careiro Castanho; Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas (SFA/Mapa/AM).

O encontro abordou temas como registros de granjas, normas e regulamentos para entrepostos, doenças avícolas como a gripe aviária e facilitamento de crédito rural por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O evento também contou com debates entre os avicultores para compartilhar suas experiências, esclarecer dúvidas, discutir os desafios enfrentados no setor e apresentar soluções inovadoras, visando fortalecimento da avicultura no município.

"Levamos conhecimento aos avicultores, em como ter um registro de granja e entrepostos, e também sobre a prevenção de doenças que vem trazendo prejuízo aos avicultores, tendo os cuidados necessários para que possam colocar um produto de qualidade na mesa do consumidor final", fala o gerente do Idam de Careiro Castanho, Paulo Henrique Ribeiro.




Na ocasião, também foi entregue um registro para a Granja Melo, totalizando duas granjas avícolas em Careiro. O registro tem como objetivo manter a vigilância e assegurar a adoção de medidas higiênico-sanitárias que garantam a sanidade animal e o fortalecimento da avicultura no Estado.

A outra granja registrada no município, é a granja São Francisco do proprietário e avicultor, Adelson Júnior Oliveira. Ele ressalta que "As duas granjas estão situadas na rodovia BR-319, no ramal 11, que foi pavimentado pelo Governo do Amazonas, para auxiliar no escoamento da produção que vem crescendo a cada dia. O registro é fundamental pata ter acesso a compras voltadas a atividade da avicultura", finaliza Adelson.

Fotos: Divulgação