Cátedra Ruth Cardoso na Georgetown University abre chamada

A FAPESP anuncia a abertura de processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra.

Cátedra Ruth Cardoso na Georgetown University abre chamada

A FAPESP anuncia a abertura de processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Georgetown University, com sede em Washington, Estados Unidos.

Será selecionado um professor ou pesquisador visitante brasileiro em meio de carreira e que exerça atividades em instituições brasileiras, preferencialmente em áreas como antropologia, ciência política, sociologia e história do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP – à qual cabe cofinanciar propostas selecionadas cujos proponentes sejam vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo – e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Georgetown University.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2024/2025 na Georgetown University.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa no valor de US$ 5 mil mensais, pago apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos. O pesquisador selecionado também terá direito a seguro-viagem e passagem aérea de ida e volta em classe econômica (pagos pela Comissão Fulbright), além de auxílio-moradia, pago pela Georgetown University.

Dentre outros requisitos para inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2007. As inscrições são gratuitas; o candidato deverá apresentar sua candidatura simultaneamente à FAPESP, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), e à Comissão Fulbright, mediante o preenchimento do formulário on-line de inscrição, de acordo com as instruções disponíveis no edital .

As candidaturas serão recebidas até 30 de julho.

O edital da chamada está disponível em: fapesp.br/16139.

O conteúdo Cátedra Ruth Cardoso na Georgetown University abre chamada aparece primeiro em Revista Amazonia.