Covid-19: mais de 23 milhões de doses da vacina bivalente já foram aplicadas

Mais de 23 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já foram aplicadas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Covid-19: mais de 23 milhões de doses da vacina bivalente já foram aplicadas

Mais de 23 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já foram aplicadas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A vacina está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos que já tenham completado o ciclo inicial com pelo menos duas doses da vacina, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.

O infectologista Julival Ribeiro destaca que a população deve continuar se imunizando com a dose bivalente, já que a imunização é essencial para manter baixo o número de internações e mortes. "As pessoas precisam ser vacinadas, as que não tiveram nenhum ciclo de vacina devem fazer, e aquelas que já tomaram seu ciclo de vacina correto devem usar agora a vacina que está disponível, que é a bivalente, que aumenta muito a resposta imune, porque além de ter a cepa do coronavirus original tem a cepa da variante ômicron que está circulando no mundo", explicou.

Em todo o território nacional, o índice de cobertura vacinal é de 13%. Na análise por estado, São Paulo é o estado com maior cobertura vacinal, com 18%, seguido pelo Distrito Federal, com 17%, e Espírito Santo, com 15%. Roraima é o estado com menor cobertura, com 3%, acompanhado pelo Acre, onde apenas 4% da população já tomou a dose bivalente.

Quem já tomou a dose bivalente da vacina contra Covid-19 foi a personal trainer Soraia Souza, de 40 anos, que faz o alerta para quem ainda não se imunizou. "O que tenho para falar sobre a bivalente da vacina é que eu tomei assim que foi liberado, não tive nenhuma reação desagradável. Quero incentivar todas as pessoas que não tomaram, que tomem, pensem que o vírus não acabou, que ele continua entre nós, e que agora nós precisamos aprender a conviver com ele, e que só a vacina é a única forma de prevenção que temos", pontuou.

Ao todo, desde o início da pandemia o Brasil registrou mais de 37 milhões de casos de Covid-19. Foram registrados 16.726 casos novos na semana epidemiológica 24 de 2023. Já em relação a mortes, a mesma semana teve 320 notificações, o total no país durante a pandemia ultrapassa 703 mil.

Fonte: Brasil 61

O conteúdo Covid-19: mais de 23 milhões de doses da vacina bivalente já foram aplicadas aparece primeiro em Revista Amazonia.