Faixa iluminada de Fortaleza usa IA para pedestres

Fortaleza testa o uso de faixa iluminada para pedestres, que ilumina as pessoas no momento da travessia.

Faixa iluminada de Fortaleza usa IA para pedestres

Fortaleza testa o uso de faixa iluminada para pedestres, que ilumina as pessoas no momento da travessia. Instalado na rotatória da Praça Portugal na capital cearense, o sistema utiliza inteligência artificial (IA) para acionar a luz. O objetivo é não só aumentar a segurança das pessoas, como também aumentar a atenção dos motoristas na rua.

O projeto-piloto foi feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza em parceria com a empresa norte-americana Inteligent Security Systems. O sistema é um teste para a utilização de IA e da iluminação dinâmica nas ruas.

Faixa iluminada de Fortaleza: como funciona

Se uma pessoa atravessar a faixa da Praça Portugal no horário noturno, luzes dos holofotes se acendem automaticamente. Isso porque o sistema detecta a presença humana e aciona a iluminação.

faixa iluminada Fortaleza
Foto: Daniel Calvet/ Prefeitura de Fortaleza

Segundo a AMC, o sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor. A IA é capaz de identificar vários pedestres ao mesmo tempo, mesmo se eles estiverem cruzando lados opostos da faixa.

A faixa iluminada deve aumentar a resposta visual e motora dos motoristas, o que dá capacidade para eles frearem a tempo. O espaço escolhido para o teste é próximo de uma rotatória, com visibilidade menor para quem dirige.

Além dos pedestres

De acordo com a prefeitura de Fortaleza, o sistema da faixa iluminada também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela. O município vai analisar a eficácia deste tipo de iluminação durante períodos pouco movimentados, como madrugadas.

Para analisar se o sistema tem impactos positivos, a prefeitura pretende analisar tanto os dados, quanto a resposta de pedestres e motoristas em pesquisas. Caso seja efetivo, a ideia é usa-lo em outros pontos da capital cearense. Em entrevista para a Folha de S.Paulo, o responsável pelo projeto, Lélio do Vale, afirmou que Fortaleza quer entender se a faixa iluminada funciona melhor em bairros residenciais, comerciais ou mistos.

O conteúdo Faixa iluminada de Fortaleza usa IA para pedestres aparece primeiro em Revista Amazonia.