ELIAS EMANUEL E WILSON REIS DEFENDEM CRIAÇÃO DE DE PISO SALARIAL DE RADIALISTAS E JORNALISTAS NO AM

O deputado Mário César justificou a indicação encaminhada ao governo estadual, e acredita que o governador Wilson Lima, através de mensagem do Poder Executivo, encaminhe o projeto para a Casa Legislativa.

ELIAS EMANUEL E WILSON REIS DEFENDEM CRIAÇÃO DE DE PISO SALARIAL DE RADIALISTAS E JORNALISTAS NO AM

MANAUS - O presidente do Sindicato de Jornalistas, Wilson Reis, e o vice-presidente do Sindicato de Radialistas no Amazonas, Elias Emanuel, defenderam ontem (06/07), a criação do Piso Salarial dos profissionais no Estado. Em Cessão de Tempo, o deputado Mário César justificou a indicação encaminhada ao governo estadual, e acredita que o governador Wilson Lima, através de mensagem do Poder Executivo, encaminhe o projeto para a Casa Legislativa.

De acordo com assessoria do parlamentar, a indicação encaminhada através de requerimento ao governador Wilson Lima, é fruto de tratativas entre o deputado Mário César (União Brasil – UB/AM) e os sindicatos que representam as duas categorias no Estado.

"A gente sabe que o piso dos jornalistas e radialistas, não é regulamentado, e sim, um acordo entre os sindicatos e as empresas. Por isso, entrei com um indicativo, para que o governo do Estado, através de uma mensagem governamental, encaminhe o projeto para Casa Legislativa", ressaltou o parlamentar, sugerindo a criação de piso salarial dos jornalistas e radialistas, em três salários mínimos e meio.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas, Wilson Reis, mostrou-se otimista quanto à conquista do Piso Salarial para a categoria, que segundo ele, ainda convive com a realidade dos baixos salários.

"O histórico de lutas permeia a vida do jornalista brasileiro. No Amazonas, a conquista do Piso deverá melhorar a massa salarial no Estado e será elemento de motivação e incentivo aos profissionais. É preciso valorizar o trabalho desenvolvido todos os dias pelos jornalistas e radialistas que atuam no Estado. Dignidade passa por melhores salários e condições de trabalho", afirmou.

O vice-presidente do Sindicato dos Radialistas, Elias Emanuel, convidado para a Sessão de Tempo, elogiou a atitude do deputado Mário César pela iniciativa.

"Essa tomada de atitude do deputado Mário César Filho, na minha opinião é de muita ousadia. Porque se hoje, ele está aqui ocupando essa tribuna, advém da sua militância na comunicação, como jornalista de televisão. Ele teve a coragem de assumir a luta dos companheiros e companheiras que lutam no universo da informação ", destacou.

Mobilização

Para o jornalista Wilson Reis e o radialista, Elias Emanuel, as duas entidades que representam irão continuar mobilizando as direções para acompanhar a tramitação da indicação realizada pelo representante da Casa Legislativa, o deputado Mário César.

Ambos são unânimes em considerar que a conquista do Piso Salarial está mediada pela capacidade de mobilização dos profissionais no Amazonas. "Vamos convocar a cada evento a participação da categoria. Será uma postura decisiva para o êxito de mais uma bandeira de luta dos profissionais jornalistas e radialistas", concluiu Reis.