GOVERNO DO AMAZONAS E EMBRAPA REALIZAM 1º WORKSHOP DA CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA

O Workshop visa a troca de conhecimentos entre piscicultores, pesquisadores e agroindústrias do ramo.

GOVERNO DO AMAZONAS E EMBRAPA REALIZAM 1º WORKSHOP DA CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA

MANAUS - Piscicultura foi o tema abordado, nesta quinta-feira (13/07), durante Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AM).


O evento aconteceu no auditório da Embrapa Amazônia Ocidental, situado na Rodovia Am-010, quilômetro 29, onde aconteceram trocas de experiências entre pesquisadores, cooperativas de pescado, piscicultores, empresas do ramo, agroindústrias e frigoríficos, como a Empresa 3 Rios e Bio Pescado, com sedes em Iranduba e Manacapuru, que possuem capacidade de produção de 100 toneladas dia, e já enviam pescado para outros estados do Brasil e para outros países como Estados Unidos e Peru.

"Nosso peixe é um sucesso e temos um potencial enorme nessa cadeia, de trabalhar e expandir muito mais o peixe amazônico. E essa reunião aqui é muito importante para gente se conhecer e se unir, conseguindo reduzir custos para expandir ainda mais o nosso mercado e chegar mais competitivo lá fora", destacou Bruno Campos, diretor comercial da 3 Rios e Bio Pescado

Na parte da tarde, aconteceram as dinâmicas para a promoção de cadeia de valor da piscicultura e uma degustação especial com pratos típicos regionais utilizando o pescado, preparada pelos chefs de cozinha, disponibilizados pela Abrasel/AM.

"Essa possibilidade de estarmos juntos, no meio ambiente, e podermos trocar informações, experiências, é muito rica para todo o setor, para todos os elos da cadeia. E especialmente para nós que adquirimos os peixes, tendo a oportunidade de conhecer o processo produtivo, as dificuldades que eles passam, aprendemos como é feita essa criação de peixe até chegar na comercialização", falou Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel/AM.

O secretário-executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, reconhece o olhar diferenciado do atual governo à piscicultura.

"A gente precisa agradecer mais uma vez o governador Wilson Lima, o secretário da Sepror, Petrucio; pelo apoio que têm dado à Sepa, aos piscicultores, aos pescadores, pois quem ganha com isso é o produtor, e o consumidor, que come o peixe mais gostoso da região", disse Cohen.

Na sexta (14/07), o evento continuará na Fazenda Cantinho do Céu, na Rodovia AM-010 Km 86, rua do Areal. No dia, a Embrapa proporcionará aos participantes do evento, uma visita técnica à fazenda, com o objetivo de apresentar aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadoras.