REBANHO DE PECUARISTAS DE BARREIRINHA RECEBE AÇÃO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL DO PROGRAMA + PECUÁRIA BRASIL

O local escolhido para marcar o início das atividades foi a Fazenda Progresso, localizada na região do Tucumanduba, rio Andirá.

REBANHO DE PECUARISTAS DE BARREIRINHA RECEBE AÇÃO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL DO PROGRAMA + PECUÁRIA BRASIL

BARREIRINHA (AM) - Após obter na primeira etapa 80% de satisfação na prenhez dos animais inseminados, o município de Barreirinha foi escolhido para receber o lançamento da segunda etapa do Programa + Pecuária Brasil, uma ação de cooperação técnica entre o Governo do Amazonas, Secretária de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Agência de Defesa Agropecuária (ADAF) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), além de receber apoio total da Prefeitura de Barreirinha, da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e da Unidade Local do IDAM.


O local escolhido para marcar o início das atividades foi a Fazenda Progresso, localizada na região do Tucumanduba, rio Andirá. Participaram do evento autoridades municipais, pecuaristas, representantes da Associação de Pequenos e Médios Criadores de Gado do município, estudantes do curso de técnico em Zootecnia do Cetam, além dos técnicos do IDAM Unidade Local e SEMPA. Neste primeiro momento, foi realizada demonstrações técnicas e a inseminação de animais bovinos que ofereciam as condições ideais de sanidade para a realização do procedimento, como explica a técnica da Sepror, Lídia Azevedo.

"Esse acordo pretende fazer o melhoramento genético do seu rebanho, tanto do gado de leite, quanto de corte e com isso vai aumentar a produtividade, a renda, fomentar a economia e fará com que o produtor ganhe mais com isso, então o recado que deixo para os produtores é que procure o IDAM para ver as condições mínimas para cadastrar sua propriedade para participar do programa", ressalta.


O gerente da Unidade Local do IDAM, engenheiro agrônomo Rafael Koide, frisa que estão abertas as inscrições para que outros produtores do município possam ter a acesso aos benefícios que o + Pecuária Brasil oferece. "Hoje a pecuária em Barreirinha está dando um passo grandioso, temos à disposição touros de excelente qualidade e no escritório do IDAM estaremos recebendo novos criadores para se cadastrarem e aderir a esse programa que direciona a pecuária de Barreirinha no caminho certo, deixo o agradecimento ao governador Wilson Lima e ao prefeito Glenio Seixas e a todo o corpo técnico que está trabalhando para fazer dessa ação um grande sucesso", destaca.

O pecuarista Inaldo Ribeiro destaca que a vinda do + Pecuária Brasil para Barreirinha é um sonho realizado. "Estamos ganhando um presente do Governo do Estado junto com a nossa Prefeitura, a gente acredita e está satisfeito que vamos dar um salto muito grande no desenvolvimento genético do rebanho do município de Barreirinha", expressa o pecuarista.