Moro critica PGR por pedido de lista de seguidores de Bolsonaro

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou, nesta segunda-feira (17), o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que redes sociais enviem dados de todos os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moro critica PGR por pedido de lista de seguidores de Bolsonaro

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou, nesta segunda-feira (17), o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que redes sociais enviem dados de todos os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma postagem no Twitter, o parlamentar chamou a solicitação de "injustificável" e disse que o Ministério Público Federal (MPF) deveria reconsiderar o pedido.

– A diligência pretendida pelo subprocurador-geral, com a identificação completa de todos os milhões de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, é injustificável, além de provavelmente impraticável. Representa uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerido – escreveu.

O MPF requereu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que as plataformas de redes sociais que hospedam perfis de Jair Bolsonaro, tais como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, enviem um relatório contendo os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente.

A diligência consta no inquérito que investiga se houve prática criminosa da parte de Bolsonaro ao postar um vídeo criticando o sistema eleitoral – que acabou sendo deletado – dois dias após os atos de 8 de janeiro.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, que cuida do inquérito do 8 de janeiro na PGR, também solicitou que Alexandre de Moraes reitere o pedido feito à Meta, dona do Facebook, para que forneça uma cópia do vídeo e para que as big techs enviem relatório discriminado a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e demais métricas disponibilizadas para aferir o alcance.

A PGR também cobrou todas as publicações feitas pelos perfis de Bolsonaro que tenham relação com as eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas.

Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/André Borges