Há 20 dias na UTI, vítima de grave acidente de trânsito é aprovada para estudar na Unifap

Há 20 dias na UTI, vítima de grave acidente de trânsito é aprovada para estudar na Unifap
Alexa Meivelin, que foi extubada esta semana, já sabe da novidade. Colisão que envolveu alta velocidade e bebida alcoólica no dia 31 de maio em Macapá, deixou duas vítimas internadas. Alexa Meivelin Fernandes foi uma das vítimas de colisão grave no trânsito de Macapá no dia 31 de maio

Alexa Meivelin/Arquivo Pessoal

Uma das duas vítimas graves de um acidente de trânsito ocorrido em Macapá no dia 31 de maio, Alexa Meivelin Fernandes Rodrigues, de 19 anos, foi aprovada no curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O resultado do PS foi anunciado na sexta-feira (18) e ela recebeu a notícia dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está há 20 dias.

Alexa e a dentista Teresa Brito, de 25 anos, que chegou a correr o risco de perder o braço, foram as vítimas mais graves da colisão do dia 31 de maio, na Av. Padre Júlio Maria Lombaerd com a Rua Hildemar Maia.

O condutor do veículo onde Alexa estava assumiu a autoria da colisão, que ocorreu em alta velocidade e após consumo de bebida alcoólica. João Victor dos Reis Nascimento, de 19 anos, avançou o sinal vermelho, colidindo com o carro em que Teresa estava, que capotou. Ele chegou a ser detido em flagrante, mas teve a prisão temporária revogada em audiência de custódia.

Colisão ocorreu na esquina da Avenida Padre Júlio com a Rua Hildemar Maia, no bairro Santa Rita

Rafaela Bittencourt/Rede Amazônica

Dos 20 dias em que está na UTI do Hospital de Emergência (HE) de Macapá, 17 dias a Alexa passou intubada. A extubação aconteceu na quarta-feira (16) e agora ela respira sem ajuda de aparelhos.

Em função da colisão, a estudante teve hemorragia interna, o fígado foi perfurado e o baço precisou ser retirado, em duas cirurgias. Ela também quebrou o fêmur, trincou a bacia, e foi diagnosticada com traumatismo craniano de grau leve.

Um dos carros entrou na fachada de uma loja em Macapá

Rafaela Bittencourt/Rede Amazônica

Alexa é a segunda dos 4 filhos de Marlúcia Fernandes a conquistar uma vaga no ensino superior. Apesar de o estado de saúde dela ainda ser preocupante, a mãe da estudante conta que a aprovação dá forças e esperança da recuperação total.

"Ficamos muito felizes com a notícia! O tio dela que trabalha no HE foi visitá-la e ela queria que ele pegasse o documento pra levar para a Unifap. [...] Esse processo de recuperação é longo e demorado, mas estou 100% confiante na vitória da minha filha. Mesmo no leito, ela já está recebendo bênçãos", declarou.

Familiares e amigos de Alexa realizam campanhas para angariar doações. Os recursos são para custear as despesas que surgem do tratamento.

Família de vítima de acidente de trânsito faz campanha para ajudar com custos na UTI

Divulgação

Motorista liberado

Na decisão de soltura, a juíza Luciana Barros de Camargo frisou que o motorista confessou as práticas, inclusive a disputa de "racha" antes da colisão.

"Consta nos autos, além de exame pericial, os testes do etilômetro (bafômetro), os quais comprovam que o flagranteado conduzia veículo com sua capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool", detalha a decisão.

Apesar da soltura, o motorista responderá em liberdade por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por participar de corrida de rua sem autorização ("racha").

A juíza determinou medidas cautelares, como recolhimento em casa após às 18h e proibição de deixar a capital.

Teresa Brito, de 25 anos, passa pela 3ª cirurgia para tentar não perder a mão

Arquivo Pessoal

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: