Trump acusa Biden de criar obstáculos à sua campanha

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou nesta terça-feira, 8, seu rival democrata, Joe Biden, de criar obstáculos à sua campanha presidencial, ao pressionar pelo seu indiciamento.

Trump acusa Biden de criar obstáculos à sua campanha

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump acusou nesta terça-feira, 8, seu rival democrata, Joe Biden, de criar obstáculos à sua campanha presidencial, ao pressionar pelo seu indiciamento. “Como pode meu adversário político corrupto, o desonesto Joe Biden, me levar a julgamento durante uma campanha eleitoral em que estou ganhando por muito e me obrigar a gastar tempo e dinheiro longe da campanha para lutar contra acusações inventadas?”, questionou o magnata durante um comício em New Hampshire. Trump, aos 77 anos, é alvo de três acusações criminais: por ter tentado alterar os resultados das eleições presidenciais de 2020, por pagamentos secretos a uma atriz pornô para comprar o silêncio da mesma, e pelo manuseio negligente de documentos confidenciais quando deixou a Casa Branca. Trump está à frente de Biden em duas das 14 pesquisas compiladas pelo RealClearPolitics desde junho. Biden venceu em oito e houve empate em quatro. O ex-presidente americano, favorito nas primárias republicanas para as eleições presidenciais de 2024, reclama que as acusações o impedirão de estar na arena política. “Lamento, não poderei ir a Iowa hoje, não poderei ir a New Hampshire hoje, porque estou sentado em um tribunal com bobagens”, disse Trump. “Bobagens, bobagens!”, gritaram apoiadores do republicano. O ex-presidente sugere que as acusações aumentam suas chances de vitória nas urnas. “Cada vez que me acusam, gosto de olhar as pesquisas, porque mais uma acusação e acho que estas eleições terão terminado. Mais uma”, prometeu.

Durante seu discurso, Trump também criticou Ron DeSantis, segundo mais bem posicionado nas pesquisas para as primárias republicanas, que teve seu apoio na primeira vez que disputou o governo da Flórida. “Ele deveria ter esperado até 2028” para se candidatar, criticou Trump, acrescentando que falta carisma a DeSantis: “Se você vai ser um político, precisa de um pouco de personalidade”. O ex-presidente criticou a política de Biden em todas as frentes e afirmou que, se voltar à Casa Branca, acabará com a guerra na Ucrânia, “talvez em 24 horas”, taxará os produtos estrangeiros que entrarem no país, deportará os imigrantes que estiverem em condição irregular e irá arremeter contra os tratamentos para os transexuais, entre outras medidas.

*Com informações da AFP.