2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros

“O propósito inicial do e-Mineração foi plenamente atingido: posicionar o setor mineral como impulsionador da retomada econômica no Brasil por meio de ações concretas. Portanto, esses números somente foram possíveis com a participação e o apoio de profissionais e organizações que mais uma vez acreditaram na iniciativa do IBRAM”, analisou o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido. Ele ainda lembrou que o evento gerará como legado um catálogo com todos os fornecedores e startups participantes para consulta no site do IBRAM.

Segundo Flávio Penido, as rodadas de negócios realizadas nesta segunda edição do e-Mineração entre 20 mineradoras e centenas de fornecedores de produtos e serviços (23% fornecedores de grande porte e 76% de médio e pequeno) é só uma amostra do que a indústria da mineração vai proporcionar nos próximos anos para a economia nacional. “Esperamos cada vez mais investimentos na expansão e em novos projetos minerários Brasil afora. Os investimentos se mantêm em patamares elevados, de US$38 bilhões para o período de 5 anos. Novas áreas estão sendo licitadas para a expansão da atividade mineral legalizada e sustentável”, declarou.

2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros 

Wilson Brumer, Presidente do Conselho Diretor do IBRAM.

Wilson Brumer, Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, falou sobre a importância de todo o setor se manter focado e unido em aperfeiçoar seus indicadores de sustentabilidade e ampliar suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “O propósito aqui é difundir para toda a sociedade a importância da mineração no dia a dia das pessoas, de forma sustentável. Defendemos cada vez mais a aproximação das mineradoras com a sociedade para promover parcerias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros 

Antonio Carlos Tramm, Presidente da CBPM.

Antônio Carlos Tramm, Presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), discursou sobre a importância de eventos como o e-Mineração colocar em debate a mineração, sua utilidade e os benefícios que ela traz para a sociedade.

2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros 

Deputado Federal Arnaldo Jardim.

Já o Deputado Federal, Arnaldo Jardim, Vice-Presidente da Subcomissão das Agências de Minas e Energia desde 2019, analisou o segmento da mineração como “extraordinariamente importante no Brasil”, pois gera emprego, renda para população, riquezas para o país, além de situar o Brasil em destaque no contexto internacional. “Nós, que trabalhamos no Congresso Nacional, precisamos dar um passo importante para este segmento, que é trabalhar pela reforma tributária. Só assim poderemos desonerar o setor do ponto de vista de contratação, ter uma maior racionalidade e evitar duplicidade tributária, que gera confusões jurídicas e causa muitas vezes uma insegurança para o setor”.

2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros 

Murilo Nagato, Diretor de Planejamento Integrado e Entrega do Grupo Appian Brazil.

Murilo Nagato, diretor de Planejamento Integrado e Entrega do Grupo Appian Brazil, agradeceu a oportunidade de compartilhar com os participantes do e-Mineração a cerimônia de conclusão das obras do Projeto Serrote , da Mineração Vale Verde (MVV) – uma das patrocinadoras Máster do evento. “É uma época de pandemia e o IBRAM mais uma vez inovou com tecnologia e fez ser possível esse encontro”, elogiou.

2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros 

Marcelo Klein, Diretor Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale.

Marcelo Klein, diretor Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale (também patrocinadora Máster), declarou que o rompimento em Brumadinho foi um grande "divisor de águas" e que, após o ocorrido, iniciou um processo de transformação cultural e de revisão interna da empresa. “Nós cunhamos um novo propósito "existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos" e é isso que eu vejo aqui no IBRAM, toda essa mobilização para trazer inovação, trazer foco em segurança, em automação e em modernidade. Ou seja, a mineração é um campo muito fértil para atrair talentos e todos os elementos da gestão moderna presentes aqui”.

 

Reginaldo Gomes, Engenheiro de Vendas da empresa Tecweld.

Representando os fornecedores que participaram das rodadas de negócios, Reginaldo Gomes, da empresa Tecweld, indústria do segmento metal mecânico, manifestou-se sobre a importância do evento para a geração de negócios. Segundo ele, as reuniões privadas com as mineradoras foram bastante proveitosas e com chances reais de negócios.

 

Emanuele Alves, Vendedora da empresa Seven Suprimentos Industriais.

Emanuele Alves, da empresa Seven Suprimentos Industriais, participante das rodadas de negócio desta e da 1ª edição do e-Mineração, evidenciou a importância deste tipo de evento para os negócios da empresa. “A iniciativa do IBRAM foi muito importante para o fomento das negociações e a ampliação da cadeia de fornecedores para as mineradoras e de clientes para empresas como a nossa. A Seven Suprimentos acredita que essa integração trará ótimos benefícios. Muitas vezes a área comercial tem dificuldades para acessar a equipe de suprimentos e, por isso, foi uma iniciativa excelente”, afirmou.

Assista aos vídeos do e-Mineração

Perdeu alguma apresentação da 2ª edição do e-Mineração? Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma do evento por mais 30 dias e poderão ser acessados apenas por quem fez inscrição no evento. Posteriormente ficarão acessíveis no canal youtube do IBRAM.

The post 2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros first appeared on Revista Amazônia.